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Título: A criação de roteiros: um percurso audiovisual na Educação dos Surdos
Autor(es): Gutierrez, Ericler Oliveira
Kelman, Celeste Azulay
Palavras-chave: Mídias;Educação bilíngue
Data do documento: Set-2012
Editor: INES
Citação: GUTIERREZ, E. O.; KELMAN, C. A. A criação de roteiros: um percurso audiovisual na Educação dos Surdos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 11. SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 17, 2012, Rio de Janeiro. Anais … Rio de Janeiro: INES, 2012. p. 152.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar a relação entre produto audiovisual e educação bilíngue. A pesquisa analisa roteiros criados por alunos surdos do Ensino Médio na perspectiva da Educação para as Mídias. Utilizamos uma oficina de linguagem audiovisual como instrumento de pesquisa-ação para possibilitar a criação das obras, considerando a escrita do Português como segunda língua e a elaboração de ideias em Língua Brasileira de Sinais. Concluimos que a Educação para a Mídia amplia as possibilidades comunicativas dos surdos, promove a elaboração de uma estética surda e proporciona o desenvolvimento de práticas bilíngues por meio de novas linguagens audiovisuais. Consideramos que esta pesquisa poderá colaborar com o desenvolvimento de políticas de interface entre Educação e Comunicação com vistas ao protagonismo de realizadores surdos.
Descrição: Trabalho apresentado no Congresso do INES. Pesquisa sobre educação bilíngue e material visual por meio de análise de roteiros criados por alunos surdos do Ensino Médio. Resumo com referências de Comunicação apresentada no Congresso do INES.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/89
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

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