Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/74
Título: | O uso do Moodle como recurso didático para o ensino de Libras |
Autor(es): | Ferreira, Camila Ribeiro Lisboa Viamonte, Pérola Fátima Valente Simpson Silva, Sabrina Simeão da Tavares, Érica Alves Barbosa Medeiros Almeida, Maria Cristina de |
Palavras-chave: | Material didático;Libras;Atividades online;Tecnologias |
Data do documento: | Set-2012 |
Editor: | INES |
Citação: | FERREIRA, C. R. L. et al. O uso do Moodle como recurso didático para o ensino de Libras. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 11. SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 17, 2012, Rio de Janeiro. Anais … Rio de Janeiro: INES, 2012. p 205-206. |
Resumo: | Com base na disciplina de Tópicos Especiais em Educação: Libras oferecida no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora, refletimos sobre o uso da plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) como recurso didático para o ensino de Libras. Atualmente, as instituições de formação de professores e de profissionais da educação para o exercício do magistério são obrigadas a incluir em seus currículos a Libras. Entretanto, a carência de material didático para o ensino de Libras tem levado os professores e as instituições a empregarem diferentes estratégias de ensino e a produzirem seus próprios materiais. Assim, considerando o fato de a disciplina envolver a abordagem de uma língua espaço-visual verificamos que a utilização da plataforma Moodle como recurso didático possibilita que os diferentes materiais utilizados durante a disciplina fiquem disponíveis aos alunos, além de proporcionar a realização de diferentes atividades online que exploram diversos recursos visuais promovendo a relação com a Libras de forma dinâmica e interativa. O contato, semana a semana, com a Libras, por meio de vídeos-texto acompanhados por atividades diversas de compreensão e interpretação organizadas em fóruns e hotpotatos, por exemplo, assim como a possibilidade de se compartilharem produções em Libras dos próprios alunos, favoreceu significativamente o aprendizado, proporcionando a construção de um material interativo de ensino de Libras. A utilização do Moodle possibilitou o contato com a língua em uso sem a necessidade de seu “congelamento” em imagens e/ou precários sistemas de transcrição, respeitando-se e explorando sua modalidade espaço-visual. |
Descrição: | Trabalho apresentado no Congresso do INES. Texto de duas páginas contendo Resumo e Referências. As autoras apresentam reflexões sobre o uso da plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) para o ensino de Libras. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/74 |
Público Alvo: | Ensino Superior |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ferreira et al., 2012.pdf | 335,5 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.