Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/74
Título: O uso do Moodle como recurso didático para o ensino de Libras
Autor(es): Ferreira, Camila Ribeiro Lisboa
Viamonte, Pérola Fátima Valente Simpson
Silva, Sabrina Simeão da
Tavares, Érica Alves Barbosa Medeiros
Almeida, Maria Cristina de
Palavras-chave: Material didático;Libras;Atividades online;Tecnologias
Data do documento: Set-2012
Editor: INES
Citação: FERREIRA, C. R. L. et al. O uso do Moodle como recurso didático para o ensino de Libras. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 11. SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 17, 2012, Rio de Janeiro. Anais … Rio de Janeiro: INES, 2012. p 205-206.
Resumo: Com base na disciplina de Tópicos Especiais em Educação: Libras oferecida no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora, refletimos sobre o uso da plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) como recurso didático para o ensino de Libras. Atualmente, as instituições de formação de professores e de profissionais da educação para o exercício do magistério são obrigadas a incluir em seus currículos a Libras. Entretanto, a carência de material didático para o ensino de Libras tem levado os professores e as instituições a empregarem diferentes estratégias de ensino e a produzirem seus próprios materiais. Assim, considerando o fato de a disciplina envolver a abordagem de uma língua espaço-visual verificamos que a utilização da plataforma Moodle como recurso didático possibilita que os diferentes materiais utilizados durante a disciplina fiquem disponíveis aos alunos, além de proporcionar a realização de diferentes atividades online que exploram diversos recursos visuais promovendo a relação com a Libras de forma dinâmica e interativa. O contato, semana a semana, com a Libras, por meio de vídeos-texto acompanhados por atividades diversas de compreensão e interpretação organizadas em fóruns e hotpotatos, por exemplo, assim como a possibilidade de se compartilharem produções em Libras dos próprios alunos, favoreceu significativamente o aprendizado, proporcionando a construção de um material interativo de ensino de Libras. A utilização do Moodle possibilitou o contato com a língua em uso sem a necessidade de seu “congelamento” em imagens e/ou precários sistemas de transcrição, respeitando-se e explorando sua modalidade espaço-visual.
Descrição: Trabalho apresentado no Congresso do INES. Texto de duas páginas contendo Resumo e Referências. As autoras apresentam reflexões sobre o uso da plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) para o ensino de Libras.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/74
Público Alvo: Ensino Superior
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ferreira et al., 2012.pdf335,5 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.