Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/74
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Camila Ribeiro Lisboa | - |
dc.contributor.author | Viamonte, Pérola Fátima Valente Simpson | - |
dc.contributor.author | Silva, Sabrina Simeão da | - |
dc.contributor.author | Tavares, Érica Alves Barbosa Medeiros | - |
dc.contributor.author | Almeida, Maria Cristina de | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-15T15:03:19Z | - |
dc.date.available | 2016-08-15T15:03:19Z | - |
dc.date.issued | 2012-09 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, C. R. L. et al. O uso do Moodle como recurso didático para o ensino de Libras. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 11. SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 17, 2012, Rio de Janeiro. Anais … Rio de Janeiro: INES, 2012. p 205-206. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/74 | - |
dc.description.abstract | Com base na disciplina de Tópicos Especiais em Educação: Libras oferecida no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora, refletimos sobre o uso da plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) como recurso didático para o ensino de Libras. Atualmente, as instituições de formação de professores e de profissionais da educação para o exercício do magistério são obrigadas a incluir em seus currículos a Libras. Entretanto, a carência de material didático para o ensino de Libras tem levado os professores e as instituições a empregarem diferentes estratégias de ensino e a produzirem seus próprios materiais. Assim, considerando o fato de a disciplina envolver a abordagem de uma língua espaço-visual verificamos que a utilização da plataforma Moodle como recurso didático possibilita que os diferentes materiais utilizados durante a disciplina fiquem disponíveis aos alunos, além de proporcionar a realização de diferentes atividades online que exploram diversos recursos visuais promovendo a relação com a Libras de forma dinâmica e interativa. O contato, semana a semana, com a Libras, por meio de vídeos-texto acompanhados por atividades diversas de compreensão e interpretação organizadas em fóruns e hotpotatos, por exemplo, assim como a possibilidade de se compartilharem produções em Libras dos próprios alunos, favoreceu significativamente o aprendizado, proporcionando a construção de um material interativo de ensino de Libras. A utilização do Moodle possibilitou o contato com a língua em uso sem a necessidade de seu “congelamento” em imagens e/ou precários sistemas de transcrição, respeitando-se e explorando sua modalidade espaço-visual. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Atividades online | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.title | O uso do Moodle como recurso didático para o ensino de Libras | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.description.general | Trabalho apresentado no Congresso do INES. Texto de duas páginas contendo Resumo e Referências. As autoras apresentam reflexões sobre o uso da plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) para o ensino de Libras. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ferreira et al., 2012.pdf | 335,5 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.