Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/74
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Camila Ribeiro Lisboa-
dc.contributor.authorViamonte, Pérola Fátima Valente Simpson-
dc.contributor.authorSilva, Sabrina Simeão da-
dc.contributor.authorTavares, Érica Alves Barbosa Medeiros-
dc.contributor.authorAlmeida, Maria Cristina de-
dc.date.accessioned2016-08-15T15:03:19Z-
dc.date.available2016-08-15T15:03:19Z-
dc.date.issued2012-09-
dc.identifier.citationFERREIRA, C. R. L. et al. O uso do Moodle como recurso didático para o ensino de Libras. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 11. SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 17, 2012, Rio de Janeiro. Anais … Rio de Janeiro: INES, 2012. p 205-206.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/74-
dc.description.abstractCom base na disciplina de Tópicos Especiais em Educação: Libras oferecida no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora, refletimos sobre o uso da plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) como recurso didático para o ensino de Libras. Atualmente, as instituições de formação de professores e de profissionais da educação para o exercício do magistério são obrigadas a incluir em seus currículos a Libras. Entretanto, a carência de material didático para o ensino de Libras tem levado os professores e as instituições a empregarem diferentes estratégias de ensino e a produzirem seus próprios materiais. Assim, considerando o fato de a disciplina envolver a abordagem de uma língua espaço-visual verificamos que a utilização da plataforma Moodle como recurso didático possibilita que os diferentes materiais utilizados durante a disciplina fiquem disponíveis aos alunos, além de proporcionar a realização de diferentes atividades online que exploram diversos recursos visuais promovendo a relação com a Libras de forma dinâmica e interativa. O contato, semana a semana, com a Libras, por meio de vídeos-texto acompanhados por atividades diversas de compreensão e interpretação organizadas em fóruns e hotpotatos, por exemplo, assim como a possibilidade de se compartilharem produções em Libras dos próprios alunos, favoreceu significativamente o aprendizado, proporcionando a construção de um material interativo de ensino de Libras. A utilização do Moodle possibilitou o contato com a língua em uso sem a necessidade de seu “congelamento” em imagens e/ou precários sistemas de transcrição, respeitando-se e explorando sua modalidade espaço-visual.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectAtividades onlinept_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.titleO uso do Moodle como recurso didático para o ensino de Libraspt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.description.generalTrabalho apresentado no Congresso do INES. Texto de duas páginas contendo Resumo e Referências. As autoras apresentam reflexões sobre o uso da plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) para o ensino de Libras.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ferreira et al., 2012.pdf335,5 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.