Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1540
Título: | Criação de material didático bilíngue para ensino de matemática: reflexões de futuros pedagogos |
Autor(es): | Vieira, Cássio Gomes Costa, Marcia Souza da Miranda, Mariana do Nascimento Thomaz de Pacheco, Lays da Conceição Borges Dionysio, Renata Barbosa |
Produtor: | INES |
Palavras-chave: | Ensino de Matemática;Material didático;Educação de surdos;Anos Iniciais do Ensino Fundamental;Pesquisa narrativa;JIC |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | DESU/INES |
Citação: | VIEIRA, Cássio Gomes et al. Criação de material didático bilíngue para ensino de matemática: reflexões de futuros pedagogos. JIC INES, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, 2023. |
Resumo: | O ensino de Matemática vem sempre acompanhado de muitos desafios, desde o domínio do conteúdo curricular até a construção de estratégias didáticas para que os alunos possam compreender a linguagem, os processos e toda a arquitetura pedagógica que envolve os processos de aprendizagem dessa disciplina. Oliveira e Dionysio (2023) destacam a necesssidade de conhecer o contexto dos alunos para construir propostas que sejam adequadas não só aos objetivos de ensino dos professores mas também às especificidades dos estudantes. Dentro desse contexto, vamos destacar a importância de refletir sobre o ensino de Matemática dentro de uma proposta bilíngue de Surdos (DORZIAT, 2009). A filosofia de ensino baseada no Bilinguismo (QUADROS, 1997) destaca que não se trata somente de uma abordagem línguistica, que orienta o uso da Língua de Sinais como primeira língua, L1 e Língua Portuguesa, na versão escrita como segunda língua, L2, mas traz a importância de levar em conta aspectos culturais e identitários dos Surdos. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo apresentar alguns materiais didáticos construídos para o ensino de Matemática de Surdos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, buscamos a pesquisa Narrativa, uma vez que traz as experiências e vivencias de graduandos em Pedagogia que foram desafiados a construir um material didático durante a disciplina de Metodologia de Ensino de Matemática. Segundo Lima, Geraldi e Geraldi (2015), essa metodologia tem muito a contribuir na área de ensino uma vez que traz narrativas de sujeitos que vivem o contexto escolar e assim refletem e controem conhecimento a partir dele. |
Descrição: | Trabalho apresentado na Jornada de Iniciação Científica do DESU INES |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1540 |
Público Alvo: | Formação Continuada |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JIC_INES_2023_Materiais_didaticos_biblingues_Cassio_et al.pdf | 322,96 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.