Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1540
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Cássio Gomes-
dc.contributor.authorCosta, Marcia Souza da-
dc.contributor.authorMiranda, Mariana do Nascimento Thomaz de-
dc.contributor.authorPacheco, Lays da Conceição Borges-
dc.contributor.authorDionysio, Renata Barbosa-
dc.date.accessioned2025-06-16T12:12:08Z-
dc.date.available2025-06-16T12:12:08Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationVIEIRA, Cássio Gomes et al. Criação de material didático bilíngue para ensino de matemática: reflexões de futuros pedagogos. JIC INES, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1540-
dc.description.abstractO ensino de Matemática vem sempre acompanhado de muitos desafios, desde o domínio do conteúdo curricular até a construção de estratégias didáticas para que os alunos possam compreender a linguagem, os processos e toda a arquitetura pedagógica que envolve os processos de aprendizagem dessa disciplina. Oliveira e Dionysio (2023) destacam a necesssidade de conhecer o contexto dos alunos para construir propostas que sejam adequadas não só aos objetivos de ensino dos professores mas também às especificidades dos estudantes. Dentro desse contexto, vamos destacar a importância de refletir sobre o ensino de Matemática dentro de uma proposta bilíngue de Surdos (DORZIAT, 2009). A filosofia de ensino baseada no Bilinguismo (QUADROS, 1997) destaca que não se trata somente de uma abordagem línguistica, que orienta o uso da Língua de Sinais como primeira língua, L1 e Língua Portuguesa, na versão escrita como segunda língua, L2, mas traz a importância de levar em conta aspectos culturais e identitários dos Surdos. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo apresentar alguns materiais didáticos construídos para o ensino de Matemática de Surdos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, buscamos a pesquisa Narrativa, uma vez que traz as experiências e vivencias de graduandos em Pedagogia que foram desafiados a construir um material didático durante a disciplina de Metodologia de Ensino de Matemática. Segundo Lima, Geraldi e Geraldi (2015), essa metodologia tem muito a contribuir na área de ensino uma vez que traz narrativas de sujeitos que vivem o contexto escolar e assim refletem e controem conhecimento a partir dele.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherDESU/INESpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectAnos Iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectPesquisa narrativapt_BR
dc.subjectJICpt_BR
dc.titleCriação de material didático bilíngue para ensino de matemática: reflexões de futuros pedagogospt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalTrabalho apresentado na Jornada de Iniciação Científica do DESU INESpt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JIC_INES_2023_Materiais_didaticos_biblingues_Cassio_et al.pdf322,96 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.