Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1124
Título: A escola bilíngue: pensando a educação de surdos em nosso tempo
Título(s) alternativo(s): The bilingual school: thinking the deaf education in our time
La escuela bilingüe: pensando la educación de sordos en nuestros tiempos
Autor(es): Matos, Lucyenne
Produtor: INES
Palavras-chave: Educação de Surdos;Educação bilíngue;Escola bilíngue
Data do documento: 2018
Editor: INES
Citação: MATOS, Lucyenne. A escola bilíngue: pensando a educação de surdos em nosso tempo = The bilingual school: thinking the deaf education in our time = La escuela bilingüe: pensando la educación de sordos en nuestros tiempos. Forum, Rio de Janeiro, n. 37, p. 37-58, 2018. Disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-forum/article/view/438/441. Acesso em: 17 ago. 2022.
Resumo: Este artigo é um ensaio teórico que tem como objetivo central pensar a educação bilíngue na educação de surdos em nossa contemporaneidade. Refletir sobre a educação dos surdos por esse viés é uma questão do nosso tempo e, por isso, quando a escola bilíngue entra em pauta de discussão como um espaço de produção dessa educação, vale a pena interrogar o quanto dela pertence ao movimento surdo. A escola bilíngue é um sonho que o movimento vem construindo ao longo de suas lutas como o lugar primeiro de efetivação da educação desses sujeitos. Pensar sobre ela é um desafio a que este texto se propõe. Este trabalho recorre a três importantes pontos de discussão que podem adensar a reflexão sobre a escola bilíngue: a política, a escola e o professor. Diferentes autores são convidados a dialogar e tensionar as questões da escola, como Arendt (2014), Biesta (2013), Masschelein e Simons (2013), Sennett (2012) e Kohan (2009, 20013), que entre outros, ajudam-nos a interrogar e a fazer provocações a partir das questões apresentadas neste texto.
Descrição: In Forum, n. 37, p. 37-58, 2018. QR Code com vídeo em Libras.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1124
ISSN: 1518-2509
2525-6211 (digital)
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
438-Texto do Artigo-1283-1-10-20200610.pdfArtigo do Dossiê10,11 MBAdobe PDFDownload/Abrir
Revista Fórum 37 04 A Escola Bilíngue.mp4Vídeo em Libras26,98 MBMP4Download/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons