Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1124
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Matos, Lucyenne | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-25T18:49:51Z | - |
dc.date.available | 2022-08-25T18:49:51Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Lucyenne. A escola bilíngue: pensando a educação de surdos em nosso tempo = The bilingual school: thinking the deaf education in our time = La escuela bilingüe: pensando la educación de sordos en nuestros tiempos. Forum, Rio de Janeiro, n. 37, p. 37-58, 2018. Disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-forum/article/view/438/441. Acesso em: 17 ago. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-2509 | - |
dc.identifier.issn | 2525-6211 (digital) | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1124 | - |
dc.description.abstract | Este artigo é um ensaio teórico que tem como objetivo central pensar a educação bilíngue na educação de surdos em nossa contemporaneidade. Refletir sobre a educação dos surdos por esse viés é uma questão do nosso tempo e, por isso, quando a escola bilíngue entra em pauta de discussão como um espaço de produção dessa educação, vale a pena interrogar o quanto dela pertence ao movimento surdo. A escola bilíngue é um sonho que o movimento vem construindo ao longo de suas lutas como o lugar primeiro de efetivação da educação desses sujeitos. Pensar sobre ela é um desafio a que este texto se propõe. Este trabalho recorre a três importantes pontos de discussão que podem adensar a reflexão sobre a escola bilíngue: a política, a escola e o professor. Diferentes autores são convidados a dialogar e tensionar as questões da escola, como Arendt (2014), Biesta (2013), Masschelein e Simons (2013), Sennett (2012) e Kohan (2009, 20013), que entre outros, ajudam-nos a interrogar e a fazer provocações a partir das questões apresentadas neste texto. | pt_BR |
dc.language.iso | sgn_BR | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Educação de Surdos | pt_BR |
dc.subject | Educação bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Escola bilíngue | pt_BR |
dc.title | A escola bilíngue: pensando a educação de surdos em nosso tempo | pt_BR |
dc.title.alternative | The bilingual school: thinking the deaf education in our time | pt_BR |
dc.title.alternative | La escuela bilingüe: pensando la educación de sordos en nuestros tiempos | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.type | Video | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | In Forum, n. 37, p. 37-58, 2018. QR Code com vídeo em Libras. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
438-Texto do Artigo-1283-1-10-20200610.pdf | Artigo do Dossiê | 10,11 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
Revista Fórum 37 04 A Escola Bilíngue.mp4 | Vídeo em Libras | 26,98 MB | MP4 | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons