Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/94
Título: Ecos da Língua de Sinais em narrativas escritas por alunos surdos
Autor(es): Leal, Christiana Lourenço
Palavras-chave: Ensino;Libras;Português;Texto
Data do documento: Set-2012
Editor: INES
Citação: LEAL, C. L. Ecos da Língua de Sinais em narrativas escritas por alunos surdos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 11. SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 17, 2012, Rio de Janeiro. Anais … Rio de Janeiro: INES, 2012. p.199.
Resumo: A Libras (Língua Brasileira de Sinais) é o principal meio linguístico pelo qual a comunidade surda acessa o mundo. Desde que foi considerada uma língua oficial, deve por lei, funcionar coma língua de instrução dos estudantes surdos. Nesse sentido, começam a surgir cada vez mais pesquisas a respeito da interface entre a Língua Portuguesa e a Libras. O texto escrito pelo surdo passa, então, a tomar contornos de objeto de pesquisa não só para professores de Português, mas também para pesquisadores de diferentes áreas, na busca de estratégias de ensino-aprendizagem que efetivamente façam o aluno surdo compreender as diferenças estruturais entre as duas línguas. Afinal, qual a influência que a Libras exerce sobre o texto escrito, em Português, pelo surdo? Até que ponto o conhecimento formal da Libras auxilia no ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa? Procurando responder a esses questionamentos, desenvolvemos no trabalho que ora se apresenta: analisamos textos narrativos escritos, no ano letivo de 2010, por alunos surdos do 3º ano do Ensino Médio) do Instituto Nacional de Educação de Surdos, observando, sobretudo, a maneira como se constróem os discursos direto e indireto. Acreditamos que com isso, podemos evidenciar a influência que a organização discursiva dêitica da Libras exerce sabre as estruturas frasais do Português em textos escritos por surdos.
Descrição: Trabalho apresentado no Congresso do INES. Texto com resumo de Comunicação que tem como foco influência da organização discursiva da Libras na estrutura do texto escrito em Português por surdos.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/94
Público Alvo: Formação Continuada
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leal, 2012.pdf150,66 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons