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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/94
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Leal, Christiana Lourenço | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-19T13:49:49Z | - |
dc.date.available | 2016-09-19T13:49:49Z | - |
dc.date.issued | 2012-09 | - |
dc.identifier.citation | LEAL, C. L. Ecos da Língua de Sinais em narrativas escritas por alunos surdos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 11. SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 17, 2012, Rio de Janeiro. Anais … Rio de Janeiro: INES, 2012. p.199. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/94 | - |
dc.description.abstract | A Libras (Língua Brasileira de Sinais) é o principal meio linguístico pelo qual a comunidade surda acessa o mundo. Desde que foi considerada uma língua oficial, deve por lei, funcionar coma língua de instrução dos estudantes surdos. Nesse sentido, começam a surgir cada vez mais pesquisas a respeito da interface entre a Língua Portuguesa e a Libras. O texto escrito pelo surdo passa, então, a tomar contornos de objeto de pesquisa não só para professores de Português, mas também para pesquisadores de diferentes áreas, na busca de estratégias de ensino-aprendizagem que efetivamente façam o aluno surdo compreender as diferenças estruturais entre as duas línguas. Afinal, qual a influência que a Libras exerce sobre o texto escrito, em Português, pelo surdo? Até que ponto o conhecimento formal da Libras auxilia no ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa? Procurando responder a esses questionamentos, desenvolvemos no trabalho que ora se apresenta: analisamos textos narrativos escritos, no ano letivo de 2010, por alunos surdos do 3º ano do Ensino Médio) do Instituto Nacional de Educação de Surdos, observando, sobretudo, a maneira como se constróem os discursos direto e indireto. Acreditamos que com isso, podemos evidenciar a influência que a organização discursiva dêitica da Libras exerce sabre as estruturas frasais do Português em textos escritos por surdos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Português | pt_BR |
dc.subject | Texto | pt_BR |
dc.title | Ecos da Língua de Sinais em narrativas escritas por alunos surdos | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Trabalho apresentado no Congresso do INES. Texto com resumo de Comunicação que tem como foco influência da organização discursiva da Libras na estrutura do texto escrito em Português por surdos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Leal, 2012.pdf | 150,66 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
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