Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/912
Título: Legendando filmes para alunos surdos: uma experiência em construção no Departamento de Ensino Superior do INES
Autor(es): Torres, Maria Carmen Euler
Oliveira, Ana Neri Cristino de
Pereira, Thaís Helena Marins
Santos, Angélica Cristina Rodrigues dos
Paula, Dandara Cristina Conceição de
Gomes, Elizabeth de Souza
Produtor: INES
Palavras-chave: Acessibilidade;Legendagem;Surdos;Surdez
Data do documento: Jul-2016
Editor: INES
Citação: TORRES, M. C. E. et al. Legendando filmes para alunos surdos: uma experiência em construção no Departamento de Ensino Superior do INES. Revista Forum, n. 34, 2016
Resumo: É cada vez mais frequente o debate sobre a questão da acessibilidade dos surdos aos conteúdos de filmes e vídeos nacionais. A literatura e uma grande parte da população surda preferem os filmes interpretados, pois não se perde tempo com a leitura das legendas, a história pode ser acompanhada mais rapidamente e aproveitam se os aspectos visuais do filme. Os legendados, por sua vez, permitem que o surdo mantenha o contato com a língua portuguesa e com a escrita. As legendas servem de modelo para o letramento e ajudam na alfabetização. A legendagem como recurso para surdos precisa levar em conta a cultura surda e técnicas linguísticas e rítmicas, como síntese e quantidade de palavras digitadas por segundo. É também importante conhecer o público alvo para passar as informações e para que não se percam detalhes importantes do enredo. Como professores e alunos do curso de pedagogia do INES, percebíamos a dificuldade em trabalharmos com vídeos nacionais em nossas aulas, pois poucos disponibilizam legenda ou janela de libras. Esse artigo se propõe a relatar nossa experiência no projeto de extensão “Legendagem e Acessibilidade” que tem como objetivo principal promover a acessibilidade dos alunos surdos aos conteúdos de material audiovisual.
Descrição: Artigo com relato de experiência de grupo de extensão de professores e alunos do INES. Resumo em Libras
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/912
Público Alvo: Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TORRES_et_al_FORUM.pdf525,32 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons