Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/912
Título: | Legendando filmes para alunos surdos: uma experiência em construção no Departamento de Ensino Superior do INES |
Autor(es): | Torres, Maria Carmen Euler Oliveira, Ana Neri Cristino de Pereira, Thaís Helena Marins Santos, Angélica Cristina Rodrigues dos Paula, Dandara Cristina Conceição de Gomes, Elizabeth de Souza |
Produtor: | INES |
Palavras-chave: | Acessibilidade;Legendagem;Surdos;Surdez |
Data do documento: | Jul-2016 |
Editor: | INES |
Citação: | TORRES, M. C. E. et al. Legendando filmes para alunos surdos: uma experiência em construção no Departamento de Ensino Superior do INES. Revista Forum, n. 34, 2016 |
Resumo: | É cada vez mais frequente o debate sobre a questão da acessibilidade dos surdos aos conteúdos de filmes e vídeos nacionais. A literatura e uma grande parte da população surda preferem os filmes interpretados, pois não se perde tempo com a leitura das legendas, a história pode ser acompanhada mais rapidamente e aproveitam se os aspectos visuais do filme. Os legendados, por sua vez, permitem que o surdo mantenha o contato com a língua portuguesa e com a escrita. As legendas servem de modelo para o letramento e ajudam na alfabetização. A legendagem como recurso para surdos precisa levar em conta a cultura surda e técnicas linguísticas e rítmicas, como síntese e quantidade de palavras digitadas por segundo. É também importante conhecer o público alvo para passar as informações e para que não se percam detalhes importantes do enredo. Como professores e alunos do curso de pedagogia do INES, percebíamos a dificuldade em trabalharmos com vídeos nacionais em nossas aulas, pois poucos disponibilizam legenda ou janela de libras. Esse artigo se propõe a relatar nossa experiência no projeto de extensão “Legendagem e Acessibilidade” que tem como objetivo principal promover a acessibilidade dos alunos surdos aos conteúdos de material audiovisual. |
Descrição: | Artigo com relato de experiência de grupo de extensão de professores e alunos do INES. Resumo em Libras |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/912 |
Público Alvo: | Formação Continuada |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais Aplicadas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TORRES_et_al_FORUM.pdf | 525,32 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons