Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/912
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTorres, Maria Carmen Euler-
dc.contributor.authorOliveira, Ana Neri Cristino de-
dc.contributor.authorPereira, Thaís Helena Marins-
dc.contributor.authorSantos, Angélica Cristina Rodrigues dos-
dc.contributor.authorPaula, Dandara Cristina Conceição de-
dc.contributor.authorGomes, Elizabeth de Souza-
dc.date.accessioned2020-03-06T12:44:33Z-
dc.date.available2020-03-06T12:44:33Z-
dc.date.issued2016-07-
dc.identifier.citationTORRES, M. C. E. et al. Legendando filmes para alunos surdos: uma experiência em construção no Departamento de Ensino Superior do INES. Revista Forum, n. 34, 2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/912-
dc.description.abstractÉ cada vez mais frequente o debate sobre a questão da acessibilidade dos surdos aos conteúdos de filmes e vídeos nacionais. A literatura e uma grande parte da população surda preferem os filmes interpretados, pois não se perde tempo com a leitura das legendas, a história pode ser acompanhada mais rapidamente e aproveitam se os aspectos visuais do filme. Os legendados, por sua vez, permitem que o surdo mantenha o contato com a língua portuguesa e com a escrita. As legendas servem de modelo para o letramento e ajudam na alfabetização. A legendagem como recurso para surdos precisa levar em conta a cultura surda e técnicas linguísticas e rítmicas, como síntese e quantidade de palavras digitadas por segundo. É também importante conhecer o público alvo para passar as informações e para que não se percam detalhes importantes do enredo. Como professores e alunos do curso de pedagogia do INES, percebíamos a dificuldade em trabalharmos com vídeos nacionais em nossas aulas, pois poucos disponibilizam legenda ou janela de libras. Esse artigo se propõe a relatar nossa experiência no projeto de extensão “Legendagem e Acessibilidade” que tem como objetivo principal promover a acessibilidade dos alunos surdos aos conteúdos de material audiovisual.pt_BR
dc.language.isosgn_BRpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectLegendagempt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.titleLegendando filmes para alunos surdos: uma experiência em construção no Departamento de Ensino Superior do INESpt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalArtigo com relato de experiência de grupo de extensão de professores e alunos do INES. Resumo em Libraspt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TORRES_et_al_FORUM.pdf525,32 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons