Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/910
Título: Inclusão de alunos surdos: uma proposta de educação bilíngue em escola pública do município de Niterói/RJ
Autor(es): Prado, Rosana Maria do
Palavras-chave: Alunos Surdos;Educação Bilíngue;Inclusão escolar
Data do documento: Jan-2015
Citação: PRADO, R. do. Inclusão de alunos surdos: uma proposta de educação bilíngue em escola pública do município de Niterói/RJ. Revista Entreideias. Salvador, v. 4, n. 1, p. 87-107, 2015.
Resumo: Este trabalho é resultado de pesquisa de mestrado/UFF, realizada na Escola Municipal Paulo Freire, Niterói/RJ, tendo como objeto de estudo seu projeto de educação bilíngue/bicultural para alunos surdos, considerando os seguintes objetivos: caracterizar o Projeto de Educação Bilíngue para alunos surdos na Escola Municipal Paulo Freire/Niterói, no que se refere às concepções político-filosóficas para educação de alunos surdos; à organização pedagógica; às dinâmicas relacionais vividas no processo de inclusão e os desafios postos aos profissionais da escola na educação de alunos surdos; à centralidade da Língua Brasileira de Sinais /Libras na aquisição, construção do conhecimento e na comunicação entre surdos e ouvintes. Foi adotada a teoria crítica como suporte teórico-metodológico, com ênfase no pensamento de Adorno quanto aos aspectos democráticos da Educação, considerando a escola como lugar de reflexão e crítica às ações de dominação cultural, visando não permitir sua reprodução. Foi considerado o pensamento de Skliar quanto às singularidades da língua e cultura surda, assim como o bilinguismo, como opção teórico-metodológica de atendimento às demandas dos surdos e de sua formação com base na Libras e língua portuguesa. Quanto ao material e procedimentos de coleta de dados, foram realizadas observações no cotidiano escolar; análise documental; aplicação de questionários e entrevista semiestruturada, além da análise de documentos que fundamentam o projeto estudado. Os resultados revelaram tanto os desafios enfrentados pela escola como as conquistas em prol da educação democrática e inclusiva para alunos surdos, respeitando suas singularidades referentes à língua, identidade e cultura como fundamentais em sua formação.
Descrição: Artigo de 21 páginas com pesquisa realizada por professora do INES. Pesquisa com alunos surdos discutes questões relacionadas a língua de sinais e identidade e cultura surdas.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/910
Público Alvo: Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosana Prado inclusao alunos surdos.pdf173,9 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons