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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/910
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Prado, Rosana Maria do | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T14:11:31Z | - |
dc.date.available | 2020-03-05T14:11:31Z | - |
dc.date.issued | 2015-01 | - |
dc.identifier.citation | PRADO, R. do. Inclusão de alunos surdos: uma proposta de educação bilíngue em escola pública do município de Niterói/RJ. Revista Entreideias. Salvador, v. 4, n. 1, p. 87-107, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/910 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho é resultado de pesquisa de mestrado/UFF, realizada na Escola Municipal Paulo Freire, Niterói/RJ, tendo como objeto de estudo seu projeto de educação bilíngue/bicultural para alunos surdos, considerando os seguintes objetivos: caracterizar o Projeto de Educação Bilíngue para alunos surdos na Escola Municipal Paulo Freire/Niterói, no que se refere às concepções político-filosóficas para educação de alunos surdos; à organização pedagógica; às dinâmicas relacionais vividas no processo de inclusão e os desafios postos aos profissionais da escola na educação de alunos surdos; à centralidade da Língua Brasileira de Sinais /Libras na aquisição, construção do conhecimento e na comunicação entre surdos e ouvintes. Foi adotada a teoria crítica como suporte teórico-metodológico, com ênfase no pensamento de Adorno quanto aos aspectos democráticos da Educação, considerando a escola como lugar de reflexão e crítica às ações de dominação cultural, visando não permitir sua reprodução. Foi considerado o pensamento de Skliar quanto às singularidades da língua e cultura surda, assim como o bilinguismo, como opção teórico-metodológica de atendimento às demandas dos surdos e de sua formação com base na Libras e língua portuguesa. Quanto ao material e procedimentos de coleta de dados, foram realizadas observações no cotidiano escolar; análise documental; aplicação de questionários e entrevista semiestruturada, além da análise de documentos que fundamentam o projeto estudado. Os resultados revelaram tanto os desafios enfrentados pela escola como as conquistas em prol da educação democrática e inclusiva para alunos surdos, respeitando suas singularidades referentes à língua, identidade e cultura como fundamentais em sua formação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Alunos Surdos | pt_BR |
dc.subject | Educação Bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | Inclusão de alunos surdos: uma proposta de educação bilíngue em escola pública do município de Niterói/RJ | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Artigo de 21 páginas com pesquisa realizada por professora do INES. Pesquisa com alunos surdos discutes questões relacionadas a língua de sinais e identidade e cultura surdas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Rosana Prado inclusao alunos surdos.pdf | 173,9 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
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