Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/908
Título: Repositório bilíngue e a disseminação de conhecimento científico e cultural para e sobre educação de surdos
Autor(es): Chalhub, Tania
Produtor: UNIFESP
Palavras-chave: Repositório bilíngue;Acessibilidade informacional;Educação de Surdos
Data do documento: Jul-2019
Editor: UNIFESP-BIREDIAL
Citação: CHALHUB, T. Repositório bilíngue e a disseminação de conhecimento científico e cultural para e sobre educação de surdos. In: Anais ... BIREDIAL / ISTEC 9, São Paulo, 30 de julho a 2 de agosto, 2019, São Paulo.
Resumo: As tecnologias da informação e comunicação (TIC) impulsionaram a criação de novos espaços de agregação, organização e compartilhamento de informações, contribuindo para que a comunicação se transformasse num bem mais acessível, impactando a educação e a pesquisa. Neste novo cenário a acessibilidade informacional dos surdos foi potencializada significativamente considerando que sua comunicação se estabelece no campo da visualidade. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) se concretizou enquanto língua oficial dos surdos pela Lei nº 10.436 de 2002, regulamentada pelo Decreto nº 5.626, 2005, que estabelece a Libras como língua de comunicação dos surdos brasileiros e como canal de acesso à educação. Esta foi uma das maiores conquistas para educação de surdos, que em conjunto com os avanços tecnológicos possibilitou a ampliação da comunicação de conteúdo acadêmico em língua de sinais. O objetivo principal é discutir a disseminação da informação e conhecimento sobre e para educação de surdos via repositório bilíngue (Português e Libras). Esta é uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa, realizada por meio de levantamento da estatística de acesso do Repositório Digital Huet visando a identificar os materiais em Libras e sobre educação de surdos. Projetado e desenvolvido pelo INES, o Repositório foi inaugurado em novembro de 2017 e atualmente conta com mais de 600 objetos de diversos formatos e com mais de quatro milhões de acessos. Dentre os materiais com maior número de acessos estão arquivos fotográficos históricos e vídeos de documentos traduzidos para Libras, vídeos com conteúdo de diferentes áreas do conhecimento como Física e Química e Literatura Infantil.
Descrição: Trabalho apresentado em congresso internacional com resultados de pesquisa desenvolvida por professora do INES. Arquivo com 10 páginas de texto em português.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/908
Público Alvo: Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Chalhub_biredial_2019.pdf876.28 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons