Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/902
Título: | Formação de pedagogos bilíngues: perspectivas atuais |
Título(s) alternativo(s): | Bilingual pedagogue training: current perspectives |
Autor(es): | Mattos, Leila Couto Machado, Lucyenne Matos da Costa Vieira Missagia Junior, Mario José |
Produtor: | INES |
Palavras-chave: | Pedagogia;Surdez;Professores Bilíngues;Bilinguismo;Libras |
Data do documento: | Jan-2016 |
Editor: | INES |
Citação: | MATTOS, Leila C.; MACHADO, Lucyenne M. da C. V.; MISSAGIA JUNIOR, Mario J. Formação de pedagogos bilíngues: perspectivas atuais. Espaço, Rio de Janeiro, n. 45, p. 173-190, jan./jun., 2016. ISSN 2525-6203. |
Resumo: | Este artigo tem como base uma pesquisa pós-doutoral cujo foco é o Curso Bilíngue de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos, pelo seu pioneirismo em toda a América Latina. Nosso objetivo é compreender a inter-relação entre o projeto político do referido curso e a atuação dos egressos em ambientes escolares, de acordo com as habilitações do curso, em contextos educacionais inclusivos. A metodologia utilizada foi do tipo etnográfico, com aplicação de questionários, buscando-se problematizar noções contemporâneas, como inclusão, educação bilíngue, ensino superior bilíngue e formação de professores surdos, e usando-se como ferramenta metodológica a crítica radical foucaultiana a partir de elementos trazidos pela história da educação superior de surdos. Interessa-nos percorrer essa trajetória histórica de modo a compreendermos com mais clareza o que consideramos hoje como ensino superior bilíngue para surdos e de que maneira ele vem sendo construído na prática pedagógica da formação docente bilíngue do nosso tempo. |
Descrição: | O artigo foi escrito por docentes do curso de especialização em educação de surdos, tem como objetivo mostrar as perspectivas atuais da formação de professores bilíngues. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/902 |
ISSN: | 2525-6203 |
Público Alvo: | Formação Continuada |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mattos_Machado_Missaglia.pdf | 3,18 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons