Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/902
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mattos, Leila Couto | - |
dc.contributor.author | Machado, Lucyenne Matos da Costa Vieira | - |
dc.contributor.author | Missagia Junior, Mario José | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-02T20:30:11Z | - |
dc.date.available | 2020-01-02T20:30:11Z | - |
dc.date.issued | 2016-01 | - |
dc.identifier.citation | MATTOS, Leila C.; MACHADO, Lucyenne M. da C. V.; MISSAGIA JUNIOR, Mario J. Formação de pedagogos bilíngues: perspectivas atuais. Espaço, Rio de Janeiro, n. 45, p. 173-190, jan./jun., 2016. ISSN 2525-6203. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2525-6203 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/902 | - |
dc.description.abstract | Este artigo tem como base uma pesquisa pós-doutoral cujo foco é o Curso Bilíngue de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos, pelo seu pioneirismo em toda a América Latina. Nosso objetivo é compreender a inter-relação entre o projeto político do referido curso e a atuação dos egressos em ambientes escolares, de acordo com as habilitações do curso, em contextos educacionais inclusivos. A metodologia utilizada foi do tipo etnográfico, com aplicação de questionários, buscando-se problematizar noções contemporâneas, como inclusão, educação bilíngue, ensino superior bilíngue e formação de professores surdos, e usando-se como ferramenta metodológica a crítica radical foucaultiana a partir de elementos trazidos pela história da educação superior de surdos. Interessa-nos percorrer essa trajetória histórica de modo a compreendermos com mais clareza o que consideramos hoje como ensino superior bilíngue para surdos e de que maneira ele vem sendo construído na prática pedagógica da formação docente bilíngue do nosso tempo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Professores Bilíngues | pt_BR |
dc.subject | Bilinguismo | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.title | Formação de pedagogos bilíngues: perspectivas atuais | pt_BR |
dc.title.alternative | Bilingual pedagogue training: current perspectives | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | O artigo foi escrito por docentes do curso de especialização em educação de surdos, tem como objetivo mostrar as perspectivas atuais da formação de professores bilíngues. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mattos_Machado_Missaglia.pdf | 3,18 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons