Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/902
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMattos, Leila Couto-
dc.contributor.authorMachado, Lucyenne Matos da Costa Vieira-
dc.contributor.authorMissagia Junior, Mario José-
dc.date.accessioned2020-01-02T20:30:11Z-
dc.date.available2020-01-02T20:30:11Z-
dc.date.issued2016-01-
dc.identifier.citationMATTOS, Leila C.; MACHADO, Lucyenne M. da C. V.; MISSAGIA JUNIOR, Mario J. Formação de pedagogos bilíngues: perspectivas atuais. Espaço, Rio de Janeiro, n. 45, p. 173-190, jan./jun., 2016. ISSN 2525-6203.pt_BR
dc.identifier.issn2525-6203-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/902-
dc.description.abstractEste artigo tem como base uma pesquisa pós-doutoral cujo foco é o Curso Bilíngue de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos, pelo seu pioneirismo em toda a América Latina. Nosso objetivo é compreender a inter-relação entre o projeto político do referido curso e a atuação dos egressos em ambientes escolares, de acordo com as habilitações do curso, em contextos educacionais inclusivos. A metodologia utilizada foi do tipo etnográfico, com aplicação de questionários, buscando-se problematizar noções contemporâneas, como inclusão, educação bilíngue, ensino superior bilíngue e formação de professores surdos, e usando-se como ferramenta metodológica a crítica radical foucaultiana a partir de elementos trazidos pela história da educação superior de surdos. Interessa-nos percorrer essa trajetória histórica de modo a compreendermos com mais clareza o que consideramos hoje como ensino superior bilíngue para surdos e de que maneira ele vem sendo construído na prática pedagógica da formação docente bilíngue do nosso tempo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectProfessores Bilínguespt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.titleFormação de pedagogos bilíngues: perspectivas atuaispt_BR
dc.title.alternativeBilingual pedagogue training: current perspectivespt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalO artigo foi escrito por docentes do curso de especialização em educação de surdos, tem como objetivo mostrar as perspectivas atuais da formação de professores bilíngues.pt_BR
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mattos_Machado_Missaglia.pdf3,18 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons