Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/899
Título: Os currículos praticados no cotidiano escolar de duas turmas dos anos iniciais na educação de surdos - INES
Autor(es): Fini, Danielle Aguiar
Fetzner, Andréa Rosana
Produtor: INES
Palavras-chave: Educação;Currículo Escolar;INES;Educação de Surdos;Libras
Data do documento: Jan-2017
Editor: INES
Citação: FINI, Danielle A.; FETZNER, Andréa Rosana. Os currículos praticados no cotidiano escolar de duas turmas dos anos iniciais na educação de surdos - INES. Espaço, n. 47, p. 189-208, 2017.
Resumo: Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Mestrado que buscou compreender o processo de criação e desenvolvimento dos currículos praticados no cotidiano escolar de duas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental 1 na educação de surdos, e se orientou pelo seguinte questionamento: como duas professoras têm trabalhado o currículo mediante as políticas curriculares vigentes no Instituto Nacional de Educação de Surdos? Para responder, optou-se por uma pesquisa de cunho qualitativo, no qual os dados foram levantados por meio de revisões bibliográficas, observação participante, entrevistas semiestruturadas com duas professoras e a coordenadora pedagógica. As conclusões apontam para uma tensão entre perspectivas curriculares: uma prescritiva e a outra baseada na valorização de conhecimentos que fazem parte do cotidiano dos estudantes.
Descrição: O artigo científico tem como objetivo compreender o desenvolvimento de currículos escolares nas escolas do ensino fundamental 1 na educação dos surdos.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/899
Público Alvo: Ensino Superior
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fini_Fetzner.pdf263,76 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons