Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/890
Título: Repositório de objetos digitais e a práxis pedagógica com alunos surdos
Autor(es): Chalhub, Tania
Janoario, Ricardo
Silva, Gabriel Oliveira da
Palavras-chave: Repositório digital;Práxis Pedagógica;Tecnologias da Informação e Comunicação;Educação de surdos;Pedagogo bilíngue
Data do documento: 2019
Editor: Atena Editora
Citação: CHALHUB, T.; JANOARIO, R.; SILVA, G. O. Repositório de objetos digitais e a práxis pedagógica com alunos surdos. In: BATISTA, N. L.; FELTRIN, T.; RIZZATI, M. Formação, prática e pesquisa em educação 2. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019.
Resumo: As tecnologias impactaram significantemente a educação de surdos, principalmente na segunda década do século XXI com o aumento de aplicativos e dos dispositivos móveis permitindo a comunicação imagética e a transmissão de imagens em tempo real. Consideramos que a tecnologia é mais do que questão instrumental e técnica, é potencializadora de processo de aprendizagem, necessitando de profissionais que desenvolvam práticas cooperativas com construção coletiva do conhecimento utilizando ferramenta de acesso livre. As tecnologias da informação e comunicação (TIC) impulsionaram a criação de novos espaços para agregação, organização e compartilhamento de informações, aumentando a democratização da comunicação. Neste capítulo nosso foco será nos repositórios digitais, para atender à demanda para educação de surdos com materiais em Libras. O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) construiu um repositório agregador de produção de diversas instituições com acesso livre para uso e compartilhamento. O Repositório Digital Huet está sendo povoado com diferentes objetos: textos, vídeos, imagens, simulações, animações, produzidos pela instituição e por outras instituições que trabalham com a temática educação de surdos. Os objetos podem ser recuperados por tipo, assunto, autoria, área de conhecimento, data de criação do objeto, título entre outras formas. Inaugurado em novembro de 2017 o sistema contém mais de 600 objetos, sendo a mais de 70% em Libras. Os materiais estão distribuídos nas comunidades Acervo Histórico, Áreas do Conhecimento, Diversão e Lazer, Jornalismo. O Repositório possui um sistema de busca diferenciado que possibilita a recuperação dos arquivos por palavras-chave ou por exibição segundo categorias e coleções.
Descrição: Capítulo de livro escrito por professores do INES. Material escrito em português com 08 páginas. DOI 10.22533/at.ed.91419030917 .
URI: http://hdl.handle.net/123456789/890
ISBN: 978-85-7247-591-4
Público Alvo: Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cap._E-book_Chalhub_Janoario_Silva.pdf2 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons