Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/890
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Chalhub, Tania | - |
dc.contributor.author | Janoario, Ricardo | - |
dc.contributor.author | Silva, Gabriel Oliveira da | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-13T13:40:44Z | - |
dc.date.available | 2019-12-13T13:40:44Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | CHALHUB, T.; JANOARIO, R.; SILVA, G. O. Repositório de objetos digitais e a práxis pedagógica com alunos surdos. In: BATISTA, N. L.; FELTRIN, T.; RIZZATI, M. Formação, prática e pesquisa em educação 2. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7247-591-4 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/890 | - |
dc.description.abstract | As tecnologias impactaram significantemente a educação de surdos, principalmente na segunda década do século XXI com o aumento de aplicativos e dos dispositivos móveis permitindo a comunicação imagética e a transmissão de imagens em tempo real. Consideramos que a tecnologia é mais do que questão instrumental e técnica, é potencializadora de processo de aprendizagem, necessitando de profissionais que desenvolvam práticas cooperativas com construção coletiva do conhecimento utilizando ferramenta de acesso livre. As tecnologias da informação e comunicação (TIC) impulsionaram a criação de novos espaços para agregação, organização e compartilhamento de informações, aumentando a democratização da comunicação. Neste capítulo nosso foco será nos repositórios digitais, para atender à demanda para educação de surdos com materiais em Libras. O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) construiu um repositório agregador de produção de diversas instituições com acesso livre para uso e compartilhamento. O Repositório Digital Huet está sendo povoado com diferentes objetos: textos, vídeos, imagens, simulações, animações, produzidos pela instituição e por outras instituições que trabalham com a temática educação de surdos. Os objetos podem ser recuperados por tipo, assunto, autoria, área de conhecimento, data de criação do objeto, título entre outras formas. Inaugurado em novembro de 2017 o sistema contém mais de 600 objetos, sendo a mais de 70% em Libras. Os materiais estão distribuídos nas comunidades Acervo Histórico, Áreas do Conhecimento, Diversão e Lazer, Jornalismo. O Repositório possui um sistema de busca diferenciado que possibilita a recuperação dos arquivos por palavras-chave ou por exibição segundo categorias e coleções. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Atena Editora | pt_BR |
dc.subject | Repositório digital | pt_BR |
dc.subject | Práxis Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Pedagogo bilíngue | pt_BR |
dc.title | Repositório de objetos digitais e a práxis pedagógica com alunos surdos | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Capítulo de livro escrito por professores do INES. Material escrito em português com 08 páginas. DOI 10.22533/at.ed.91419030917 . | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cap._E-book_Chalhub_Janoario_Silva.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons