Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/890
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorChalhub, Tania-
dc.contributor.authorJanoario, Ricardo-
dc.contributor.authorSilva, Gabriel Oliveira da-
dc.date.accessioned2019-12-13T13:40:44Z-
dc.date.available2019-12-13T13:40:44Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCHALHUB, T.; JANOARIO, R.; SILVA, G. O. Repositório de objetos digitais e a práxis pedagógica com alunos surdos. In: BATISTA, N. L.; FELTRIN, T.; RIZZATI, M. Formação, prática e pesquisa em educação 2. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7247-591-4-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/890-
dc.description.abstractAs tecnologias impactaram significantemente a educação de surdos, principalmente na segunda década do século XXI com o aumento de aplicativos e dos dispositivos móveis permitindo a comunicação imagética e a transmissão de imagens em tempo real. Consideramos que a tecnologia é mais do que questão instrumental e técnica, é potencializadora de processo de aprendizagem, necessitando de profissionais que desenvolvam práticas cooperativas com construção coletiva do conhecimento utilizando ferramenta de acesso livre. As tecnologias da informação e comunicação (TIC) impulsionaram a criação de novos espaços para agregação, organização e compartilhamento de informações, aumentando a democratização da comunicação. Neste capítulo nosso foco será nos repositórios digitais, para atender à demanda para educação de surdos com materiais em Libras. O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) construiu um repositório agregador de produção de diversas instituições com acesso livre para uso e compartilhamento. O Repositório Digital Huet está sendo povoado com diferentes objetos: textos, vídeos, imagens, simulações, animações, produzidos pela instituição e por outras instituições que trabalham com a temática educação de surdos. Os objetos podem ser recuperados por tipo, assunto, autoria, área de conhecimento, data de criação do objeto, título entre outras formas. Inaugurado em novembro de 2017 o sistema contém mais de 600 objetos, sendo a mais de 70% em Libras. Os materiais estão distribuídos nas comunidades Acervo Histórico, Áreas do Conhecimento, Diversão e Lazer, Jornalismo. O Repositório possui um sistema de busca diferenciado que possibilita a recuperação dos arquivos por palavras-chave ou por exibição segundo categorias e coleções.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAtena Editorapt_BR
dc.subjectRepositório digitalpt_BR
dc.subjectPráxis Pedagógicapt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectPedagogo bilínguept_BR
dc.titleRepositório de objetos digitais e a práxis pedagógica com alunos surdospt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalCapítulo de livro escrito por professores do INES. Material escrito em português com 08 páginas. DOI 10.22533/at.ed.91419030917 .pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cap._E-book_Chalhub_Janoario_Silva.pdf2 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons