Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/870
Título: | Museus como atividade educativa: o que pensam os alunos surdos sobre acessibilidade? |
Autor(es): | Chalhub, Tania Gomes, Marisa |
Palavras-chave: | Educação de Surdos;Museu;Acessibilidade |
Data do documento: | Out-2018 |
Editor: | ENANCIB |
Citação: | CHALHUB, T.; GOMES, M. Museus como atividade educativa: o que pensam os alunos surdos sobre acessibilidade? Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 19. XIX ENANCIB, 2018. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como foco museus e educação de sujeitos surdos que têm na língua de sinais uma das suas marcas identitárias. O reconhecimento da língua de sinais na comunicação com surdos tem raízes na França e é uma realidade também no Brasil desde o início deste século. Nos espaços escolares os avanços são significativos, porém, nos espaços não escolares o cenário ainda está em construção com muitos desafios, dado que os surdos têm se manifestado enquanto protagonistas de movimentos inclusivos para ampliar o acesso a espaços culturais. Esta pesquisa teve como objetivo principal discutir a percepção dos principais recursos de acessibilidade em museus por estudantes surdos cursando Pedagogia. Os dados serão discutidos à luz da experiência de três visitas a exposições com alunos de duas disciplinas. A pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa teve como instrumentos de coleta de dados questionário eletrônico, em duas versões, Libras e Português escrito, e observação participante. Os alunos respondentes se identificam, em sua maioria, como Surdos, 62% comparados com 38% que se diz Deficiente Auditivo. Os resultados apresentados apontam para um destaque importante para a comunicação em Libras, presente na interação com mediador surdo, educador fluente em Libras e intérpretes, além dos aparatos tecnológicos como o vídeo guia em Libras, vídeos com janelas em Libras e o QR Code que disponibiliza vídeo com conteúdo da exposição. Iniciamos esta pesquisa com muitos questionamentos, os resultados dão conta de prover algumas compreensões de como o aluno surdo percebe o museu numa atividade educativa, porém, seguimos buscando respostas para as inúmeras questões aqui levantadas que esperamos responder com novas pesquisas. |
Descrição: | Trabalho apresentado em evento de âmbito nacional da área da Ciência da Informação e publicado na íntegra nos Anais do evento. Trabalho apresentando resultados parciais de pesquisa desenvolvida por professoras do INES, participantes do Grupo de Pesquisa Acessibilidade e Inclusão na Educação de Surdos. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/870 |
Público Alvo: | Formação Continuada |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais Aplicadas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Chalhub_Gomes_acessibilidade_museus.pdf | 652,76 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons