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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/870
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Chalhub, Tania | - |
dc.contributor.author | Gomes, Marisa | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-05T16:23:54Z | - |
dc.date.available | 2019-11-05T16:23:54Z | - |
dc.date.issued | 2018-10 | - |
dc.identifier.citation | CHALHUB, T.; GOMES, M. Museus como atividade educativa: o que pensam os alunos surdos sobre acessibilidade? Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 19. XIX ENANCIB, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/870 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como foco museus e educação de sujeitos surdos que têm na língua de sinais uma das suas marcas identitárias. O reconhecimento da língua de sinais na comunicação com surdos tem raízes na França e é uma realidade também no Brasil desde o início deste século. Nos espaços escolares os avanços são significativos, porém, nos espaços não escolares o cenário ainda está em construção com muitos desafios, dado que os surdos têm se manifestado enquanto protagonistas de movimentos inclusivos para ampliar o acesso a espaços culturais. Esta pesquisa teve como objetivo principal discutir a percepção dos principais recursos de acessibilidade em museus por estudantes surdos cursando Pedagogia. Os dados serão discutidos à luz da experiência de três visitas a exposições com alunos de duas disciplinas. A pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa teve como instrumentos de coleta de dados questionário eletrônico, em duas versões, Libras e Português escrito, e observação participante. Os alunos respondentes se identificam, em sua maioria, como Surdos, 62% comparados com 38% que se diz Deficiente Auditivo. Os resultados apresentados apontam para um destaque importante para a comunicação em Libras, presente na interação com mediador surdo, educador fluente em Libras e intérpretes, além dos aparatos tecnológicos como o vídeo guia em Libras, vídeos com janelas em Libras e o QR Code que disponibiliza vídeo com conteúdo da exposição. Iniciamos esta pesquisa com muitos questionamentos, os resultados dão conta de prover algumas compreensões de como o aluno surdo percebe o museu numa atividade educativa, porém, seguimos buscando respostas para as inúmeras questões aqui levantadas que esperamos responder com novas pesquisas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | ENANCIB | pt_BR |
dc.subject | Educação de Surdos | pt_BR |
dc.subject | Museu | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.title | Museus como atividade educativa: o que pensam os alunos surdos sobre acessibilidade? | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Trabalho apresentado em evento de âmbito nacional da área da Ciência da Informação e publicado na íntegra nos Anais do evento. Trabalho apresentando resultados parciais de pesquisa desenvolvida por professoras do INES, participantes do Grupo de Pesquisa Acessibilidade e Inclusão na Educação de Surdos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais Aplicadas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Chalhub_Gomes_acessibilidade_museus.pdf | 652,76 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
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