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Título: Educação profissional e tecnológica para o aluno surdo no Instituto Federal de Brasília
Autor(es): Fonseca, Alessandra do Carmo
Florindo, Girlane Maria Ferreira
Palavras-chave: Educação de Surdos;Educação profissional;Libras;Língua Brasileira de Sinais;Acessibilidade
Data do documento: Set-2012
Editor: INES
Citação: FONSECA, A. do C.; FLORINDO, M. F. Educação profissional e tecnológica para o aluno surdo no Instituto Federal de Brasília. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 11. SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 17, 2012, Rio de Janeiro. Anais … Rio de Janeiro: INES, 2012. p. 195-198.
Resumo: Este trabalho se propôs a discutir a educação profissional de alunos surdos no Instituto Federal de Brasília/IFB, assim buscou-se verificar que ações estão sendo realizadas para o adequado atendimento desse alunado. O IFB é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular, multicampi e descentralizada, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com sua prática pedagógica. Assim, verificamos que para um atendimento educacional adequado ao aluno surdo se faz necessário garantir o direito a igualdade de ensino, o que pressupõe conhecer suas necessidades específicas e as implicações no atendimento para realmente assegurar a presença, a participação e possibilitar o sucesso no ensino profissional e tecnológico. Nesse trabalho, realizamos o Estudo de Caso embasado em documentos oficiais e literatura das áreas da educação e da linguística. Os instrumentos utilizados para análise foram o questionário misto enviado aos servidores e a entrevista realizada com um aluno surdo. O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas/ Napne tem por finalidade instrumentalizar o instituto garantindo a acessibilidade e ampliando as ações para o atendimento adequado do aluno surdo. Nesse contexto, a Coordenação de Educação Inclusiva do IFB está realizando várias ações, dentre elas: a instituição de um Napne para cada campus, a reserva de vagas para alunos com necessidades específicas, a contratação de tradutores/intérpretes de Libras e docentes para a área de Libras, e a realização do 1° Encontro Distrital de Napne, onde foi discutido, em conjunto com representantes da sociedade civil e entidades da área da surdez, e construído o Documento Orientador das Ações da Educação Inclusiva na Rede Federal, contendo ações específicas para o atendimento aos alunos surdos.
Descrição: Trabalho apresentado no Congresso do INES. Resumo com Referências de quatro páginas de pesquisa sobre educação profissional de alunos surdos tendo como foco as ações para garantir acessibilidade e atendimento adequado do aluno surdo no Instituto Federal de Brasília.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/79
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

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