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dc.contributor.authorFonseca, Alessandra do Carmo-
dc.contributor.authorFlorindo, Girlane Maria Ferreira-
dc.date.accessioned2016-09-01T19:57:25Z-
dc.date.available2016-09-01T19:57:25Z-
dc.date.issued2012-09-
dc.identifier.citationFONSECA, A. do C.; FLORINDO, M. F. Educação profissional e tecnológica para o aluno surdo no Instituto Federal de Brasília. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 11. SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 17, 2012, Rio de Janeiro. Anais … Rio de Janeiro: INES, 2012. p. 195-198.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/79-
dc.description.abstractEste trabalho se propôs a discutir a educação profissional de alunos surdos no Instituto Federal de Brasília/IFB, assim buscou-se verificar que ações estão sendo realizadas para o adequado atendimento desse alunado. O IFB é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular, multicampi e descentralizada, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com sua prática pedagógica. Assim, verificamos que para um atendimento educacional adequado ao aluno surdo se faz necessário garantir o direito a igualdade de ensino, o que pressupõe conhecer suas necessidades específicas e as implicações no atendimento para realmente assegurar a presença, a participação e possibilitar o sucesso no ensino profissional e tecnológico. Nesse trabalho, realizamos o Estudo de Caso embasado em documentos oficiais e literatura das áreas da educação e da linguística. Os instrumentos utilizados para análise foram o questionário misto enviado aos servidores e a entrevista realizada com um aluno surdo. O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas/ Napne tem por finalidade instrumentalizar o instituto garantindo a acessibilidade e ampliando as ações para o atendimento adequado do aluno surdo. Nesse contexto, a Coordenação de Educação Inclusiva do IFB está realizando várias ações, dentre elas: a instituição de um Napne para cada campus, a reserva de vagas para alunos com necessidades específicas, a contratação de tradutores/intérpretes de Libras e docentes para a área de Libras, e a realização do 1° Encontro Distrital de Napne, onde foi discutido, em conjunto com representantes da sociedade civil e entidades da área da surdez, e construído o Documento Orientador das Ações da Educação Inclusiva na Rede Federal, contendo ações específicas para o atendimento aos alunos surdos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.titleEducação profissional e tecnológica para o aluno surdo no Instituto Federal de Brasíliapt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalTrabalho apresentado no Congresso do INES. Resumo com Referências de quatro páginas de pesquisa sobre educação profissional de alunos surdos tendo como foco as ações para garantir acessibilidade e atendimento adequado do aluno surdo no Instituto Federal de Brasília.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

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