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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/79
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Fonseca, Alessandra do Carmo | - |
dc.contributor.author | Florindo, Girlane Maria Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-01T19:57:25Z | - |
dc.date.available | 2016-09-01T19:57:25Z | - |
dc.date.issued | 2012-09 | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, A. do C.; FLORINDO, M. F. Educação profissional e tecnológica para o aluno surdo no Instituto Federal de Brasília. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 11. SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 17, 2012, Rio de Janeiro. Anais … Rio de Janeiro: INES, 2012. p. 195-198. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/79 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho se propôs a discutir a educação profissional de alunos surdos no Instituto Federal de Brasília/IFB, assim buscou-se verificar que ações estão sendo realizadas para o adequado atendimento desse alunado. O IFB é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular, multicampi e descentralizada, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com sua prática pedagógica. Assim, verificamos que para um atendimento educacional adequado ao aluno surdo se faz necessário garantir o direito a igualdade de ensino, o que pressupõe conhecer suas necessidades específicas e as implicações no atendimento para realmente assegurar a presença, a participação e possibilitar o sucesso no ensino profissional e tecnológico. Nesse trabalho, realizamos o Estudo de Caso embasado em documentos oficiais e literatura das áreas da educação e da linguística. Os instrumentos utilizados para análise foram o questionário misto enviado aos servidores e a entrevista realizada com um aluno surdo. O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas/ Napne tem por finalidade instrumentalizar o instituto garantindo a acessibilidade e ampliando as ações para o atendimento adequado do aluno surdo. Nesse contexto, a Coordenação de Educação Inclusiva do IFB está realizando várias ações, dentre elas: a instituição de um Napne para cada campus, a reserva de vagas para alunos com necessidades específicas, a contratação de tradutores/intérpretes de Libras e docentes para a área de Libras, e a realização do 1° Encontro Distrital de Napne, onde foi discutido, em conjunto com representantes da sociedade civil e entidades da área da surdez, e construído o Documento Orientador das Ações da Educação Inclusiva na Rede Federal, contendo ações específicas para o atendimento aos alunos surdos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Educação de Surdos | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Língua Brasileira de Sinais | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.title | Educação profissional e tecnológica para o aluno surdo no Instituto Federal de Brasília | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Trabalho apresentado no Congresso do INES. Resumo com Referências de quatro páginas de pesquisa sobre educação profissional de alunos surdos tendo como foco as ações para garantir acessibilidade e atendimento adequado do aluno surdo no Instituto Federal de Brasília. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Fonseca, Florindo, 2012.pdf | 607,65 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
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