Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/787
Título: Cenário surdo e seus lugares de fala na Revista Educação Especial: uma análise por Redes Sociais
Autor(es): Dionysio, Renata Barbosa
Chrispino, Álvaro
Palavras-chave: Políticas Públicas;Surdez;Artigos científicos
Data do documento: 2019
Citação: DIONÝSIO, R. B.; CHRISPINO, A. Cenário surdo e seus lugares de fala na Revista Educação Especial: uma análise por Redes Sociais. Revista Educação Especial, v. 32, 2019.
Resumo: As políticas públicas educacionais têm um papel fundamental na construção e concretização de cenários onde a educação seja valorizada e tenha como foco central o aluno e seus direitos como sujeito social e, nesta perspectiva, é importante conhecer as discussões a respeito da Educação de Surdos. O presente artigo tem como objetivo caracterizar os estudos a respeito da surdez e do surdo na Revista Educação Especial no período de 2000 a 2017. Para isso, dentre os 569 artigos que estão disponibilizados no site da revista foram selecionados 60 artigos que tratam da temática (Apêndice 1). Realizaram-se estudos por meio de redes sociais para estabelecer interrelações entre palavras-chave, autores, obras mais referenciadas e também publicações por ano. As reflexões feitas a partir das análises mostram a importância de realizar estudos que posicionem o surdo como sujeito social dentro de uma perspectiva sócio, histórico-cultural onde o bilinguismo tem o papel de possibilitar a comunicação entre os indivíduos e também seu desenvolvimento cultural. A análise permitiu perceber que o tema materiais didáticos é um dos mais presentes quando se refere à educação de surdos, assim como inclusão e libras. Percebeu-se também que o conjunto de leis e decretos relacionados ao tema são referências importantes nos estudos investigados.
Descrição: Artigo com 16 páginas em português. Pesquisa realizada por professora do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/787
ISSN: 1984-686X
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dionysio_Crispino_2019.pdf541,46 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons