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dc.contributor.authorDionysio, Renata Barbosa-
dc.contributor.authorChrispino, Álvaro-
dc.date.accessioned2019-04-30T18:10:27Z-
dc.date.available2019-04-30T18:10:27Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationDIONÝSIO, R. B.; CHRISPINO, A. Cenário surdo e seus lugares de fala na Revista Educação Especial: uma análise por Redes Sociais. Revista Educação Especial, v. 32, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1984-686X-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/787-
dc.description.abstractAs políticas públicas educacionais têm um papel fundamental na construção e concretização de cenários onde a educação seja valorizada e tenha como foco central o aluno e seus direitos como sujeito social e, nesta perspectiva, é importante conhecer as discussões a respeito da Educação de Surdos. O presente artigo tem como objetivo caracterizar os estudos a respeito da surdez e do surdo na Revista Educação Especial no período de 2000 a 2017. Para isso, dentre os 569 artigos que estão disponibilizados no site da revista foram selecionados 60 artigos que tratam da temática (Apêndice 1). Realizaram-se estudos por meio de redes sociais para estabelecer interrelações entre palavras-chave, autores, obras mais referenciadas e também publicações por ano. As reflexões feitas a partir das análises mostram a importância de realizar estudos que posicionem o surdo como sujeito social dentro de uma perspectiva sócio, histórico-cultural onde o bilinguismo tem o papel de possibilitar a comunicação entre os indivíduos e também seu desenvolvimento cultural. A análise permitiu perceber que o tema materiais didáticos é um dos mais presentes quando se refere à educação de surdos, assim como inclusão e libras. Percebeu-se também que o conjunto de leis e decretos relacionados ao tema são referências importantes nos estudos investigados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectArtigos científicospt_BR
dc.titleCenário surdo e seus lugares de fala na Revista Educação Especial: uma análise por Redes Sociaispt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalArtigo com 16 páginas em português. Pesquisa realizada por professora do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).pt_BR
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