Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/787
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dionysio, Renata Barbosa | - |
dc.contributor.author | Chrispino, Álvaro | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-30T18:10:27Z | - |
dc.date.available | 2019-04-30T18:10:27Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | DIONÝSIO, R. B.; CHRISPINO, A. Cenário surdo e seus lugares de fala na Revista Educação Especial: uma análise por Redes Sociais. Revista Educação Especial, v. 32, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-686X | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/787 | - |
dc.description.abstract | As políticas públicas educacionais têm um papel fundamental na construção e concretização de cenários onde a educação seja valorizada e tenha como foco central o aluno e seus direitos como sujeito social e, nesta perspectiva, é importante conhecer as discussões a respeito da Educação de Surdos. O presente artigo tem como objetivo caracterizar os estudos a respeito da surdez e do surdo na Revista Educação Especial no período de 2000 a 2017. Para isso, dentre os 569 artigos que estão disponibilizados no site da revista foram selecionados 60 artigos que tratam da temática (Apêndice 1). Realizaram-se estudos por meio de redes sociais para estabelecer interrelações entre palavras-chave, autores, obras mais referenciadas e também publicações por ano. As reflexões feitas a partir das análises mostram a importância de realizar estudos que posicionem o surdo como sujeito social dentro de uma perspectiva sócio, histórico-cultural onde o bilinguismo tem o papel de possibilitar a comunicação entre os indivíduos e também seu desenvolvimento cultural. A análise permitiu perceber que o tema materiais didáticos é um dos mais presentes quando se refere à educação de surdos, assim como inclusão e libras. Percebeu-se também que o conjunto de leis e decretos relacionados ao tema são referências importantes nos estudos investigados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Artigos científicos | pt_BR |
dc.title | Cenário surdo e seus lugares de fala na Revista Educação Especial: uma análise por Redes Sociais | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Artigo com 16 páginas em português. Pesquisa realizada por professora do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dionysio_Crispino_2019.pdf | 541,46 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons