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Título: Professores interlocutores e educação de surdos: a inclusão ma rede estadual paulista
Autor(es): Lopes, Mara Aparecida de Castilho
Palavras-chave: Educação Inclusiva;Educação Especial;Políticas públicas;Funções docentes
Data do documento: 2017
Citação: LOPES, M. A. de C. Professores interlocutores e educação de surdos: a inclusão ma rede estadual paulista. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 23, n. 4, p. 563-576, 2017.
Resumo: Esta pesquisa buscou identificar a função social do professor interlocutor, atuante na educação de surdos da rede estadual paulista, e cujas atribuições não são especificadas nas políticas públicas. Foram realizados dois estudos: no Estudo 1, um material disponibilizado por uma secretaria de educação para reflexão coletiva da função do professor interlocutor, para identificar o significado social da atividade, foi analisado; no Estudo 2, analisou-se, em profissionais de um município paulista, a atribuição de sentido pessoal à atividade. Foram entrevistados 21 participantes, com apoio de roteiro semiestruturado. À luz da Psicologia Histórico-Cultural, o método de análise empregou descrição empírica dos dados; elaboração de categorias analíticas; e retorno à realidade concreta, a fim de explicá-la. No Estudo 1, compreendeu-se o significado social da atividade do professor interlocutor enquanto ser professor. Entretanto, o Estudo 2 mostrou que tal significado não é compartilhado entre os profissionais, os quais compreendem que devem ser intérpretes. Conclui-se que políticas federais e estaduais se contradizem e que a organização do ensino na rede contempla a subordinação de um professor a outro. Ressalta-se a necessidade de que o professor interlocutor assuma a atividade de ensino conscientemente e, juntamente com o professor regente, empenhe-se na organização do ensino para todos os estudantes.
Descrição: Artigo de 14 páginas em português sobre o tema de educação de surdos e inclusão resultado de pesquisa realizada por professora do INES.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/728
Público Alvo: Formação Continuada
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