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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/728
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lopes, Mara Aparecida de Castilho | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-07T17:48:40Z | - |
dc.date.available | 2019-02-07T17:48:40Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, M. A. de C. Professores interlocutores e educação de surdos: a inclusão ma rede estadual paulista. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 23, n. 4, p. 563-576, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/728 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa buscou identificar a função social do professor interlocutor, atuante na educação de surdos da rede estadual paulista, e cujas atribuições não são especificadas nas políticas públicas. Foram realizados dois estudos: no Estudo 1, um material disponibilizado por uma secretaria de educação para reflexão coletiva da função do professor interlocutor, para identificar o significado social da atividade, foi analisado; no Estudo 2, analisou-se, em profissionais de um município paulista, a atribuição de sentido pessoal à atividade. Foram entrevistados 21 participantes, com apoio de roteiro semiestruturado. À luz da Psicologia Histórico-Cultural, o método de análise empregou descrição empírica dos dados; elaboração de categorias analíticas; e retorno à realidade concreta, a fim de explicá-la. No Estudo 1, compreendeu-se o significado social da atividade do professor interlocutor enquanto ser professor. Entretanto, o Estudo 2 mostrou que tal significado não é compartilhado entre os profissionais, os quais compreendem que devem ser intérpretes. Conclui-se que políticas federais e estaduais se contradizem e que a organização do ensino na rede contempla a subordinação de um professor a outro. Ressalta-se a necessidade de que o professor interlocutor assuma a atividade de ensino conscientemente e, juntamente com o professor regente, empenhe-se na organização do ensino para todos os estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Funções docentes | pt_BR |
dc.title | Professores interlocutores e educação de surdos: a inclusão ma rede estadual paulista | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Artigo de 14 páginas em português sobre o tema de educação de surdos e inclusão resultado de pesquisa realizada por professora do INES. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Lopes_2017.pdf | 608,84 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
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