Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/689
Título: O letramento visual como Chave de leitura das práticas Pedagógicas e da produção de Artefatos no campo da surdez
Autor(es): Taveira, Cristiane Correia
Rosado, Luiz Alexandre da Silva
Palavras-chave: Matrizes de Linguagem;Letramento visual;Artefatos Surdos
Data do documento: Dez-2016
Citação: TAVEIRA, C. C.; ROSADO, L. A. S. O letramento visual como chave de leitura das práticas pedagógicas e da produção de artefatos no campo da surdez. Revista Pedagógica, Chapecó. v. 18, n. 39, p. 174-195, set./dez. 2016.
Resumo: A insuficiência de base teórica em matrizes de linguagem (sonora, visual e verbal), principalmente no que se refere à visualidade e às mesclas entre as matrizes, evidencia aspectos que incidem no distanciamento da forma de abordar a característica principal da coleção de artefatos produzidos pelos professores surdos durante a prática pedagógica: o apelo imagético que acrescenta outros olhares ao letramento, à leitura, à escrita e à produção literária. Essas práticas pedagógicas visuais circulam e permeiam outras práticas. Foi prioritário estudá-las dada a especificidade e a pertinência que demonstram os professores instrutores surdos ao aplicá-las, o que pode impulsionar mais adequadamente a escolarização de alunos surdos.
Descrição: Artigo de 21 páginas em português de autoria de professores do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). O artigo analisa "práticas pedagógicas visuais circulam e permeiam outras práticas. Foi prioritário estudá-las dada a especificidade e a pertinência que demonstram os professores instrutores surdos ao aplicá-las, o que pode impulsionar mais adequadamente a escolarização de alunos surdos.”
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/689
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Taveira_Rosado_2016.pdf2,42 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons