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dc.contributor.authorTaveira, Cristiane Correia-
dc.contributor.authorRosado, Luiz Alexandre da Silva-
dc.date.accessioned2018-11-01T19:22:16Z-
dc.date.available2018-11-01T19:22:16Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.citationTAVEIRA, C. C.; ROSADO, L. A. S. O letramento visual como chave de leitura das práticas pedagógicas e da produção de artefatos no campo da surdez. Revista Pedagógica, Chapecó. v. 18, n. 39, p. 174-195, set./dez. 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/689-
dc.description.abstractA insuficiência de base teórica em matrizes de linguagem (sonora, visual e verbal), principalmente no que se refere à visualidade e às mesclas entre as matrizes, evidencia aspectos que incidem no distanciamento da forma de abordar a característica principal da coleção de artefatos produzidos pelos professores surdos durante a prática pedagógica: o apelo imagético que acrescenta outros olhares ao letramento, à leitura, à escrita e à produção literária. Essas práticas pedagógicas visuais circulam e permeiam outras práticas. Foi prioritário estudá-las dada a especificidade e a pertinência que demonstram os professores instrutores surdos ao aplicá-las, o que pode impulsionar mais adequadamente a escolarização de alunos surdos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMatrizes de Linguagempt_BR
dc.subjectLetramento visualpt_BR
dc.subjectArtefatos Surdospt_BR
dc.titleO letramento visual como Chave de leitura das práticas Pedagógicas e da produção de Artefatos no campo da surdezpt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalArtigo de 21 páginas em português de autoria de professores do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). O artigo analisa "práticas pedagógicas visuais circulam e permeiam outras práticas. Foi prioritário estudá-las dada a especificidade e a pertinência que demonstram os professores instrutores surdos ao aplicá-las, o que pode impulsionar mais adequadamente a escolarização de alunos surdos.”pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

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