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Título: Novas tecnologias na produção de monografias em Libras com alunos do INES: língua de sinais, performance surda e o uso do vídeo digital.
Autor(es): Taveira, Cristiane Correia
Rosado, Luiz Alexandre da Silva
Lemos, Glauber de Souza
Furriel, Maria de Fatima dos Santos
Palavras-chave: Surdez;Educação bilíngue;Língua Brasileira de Sinais;Vídeo acadêmico;Libras
Data do documento: 2015
Editor: UNES
Citação: TAVEIRA, C. C. et al.. Novas tecnologias na produção de monografias em Libras com alunos do INES: língua de sinais, performance surda e o uso do vídeo digital. In: ROSADO, L. A. S.; FERREIRA, G. M. S. (Orgs.). Educação e Tecnologia: Parcerias Volume 4, Rio de Janeiro: UNES, 2015, p. 142-186.
Resumo: Este artigo é fruto de pesquisa em andamento no Departamento de Ensino Superior do INES (DESU-INES), oriunda da experiência de elaboração de Monografias em Libras com alunos de graduação do curso de Pedagogia Bilíngue. Dois objetivos norteiam a pesquisa: 1) organizar a prática pedagógica da tradução e interpretação na produção de Monografias em Libras e 2) construir esquemas visuais e descritivos que mostrem as características de cenários e dos padrões de linguagens nos fenômenos de interação durante a consecução de Monografias em Libras. São feitas considerações a respeito das tensões entre a Libras e a Língua Portuguesa no processo de construção discursiva do aluno surdo e não-surdo bilíngue, junto ao professor orientador e o tradutor-intérprete de Libras, quando esta equipe se vê na tarefa de construir argumentos científicos formais em língua de sinais com registros em vídeo. Procuramos clarear etapas desse processo, a fim de dar suporte a futuras orientações que envolvam a produção de vídeo acadêmico em Libras. Entre elas estão: o uso de glosas e glossinais, a busca ou criação de novos sinais para conceitos acadêmicos, o trabalho de roteirização, a filmagem-rascunho, a gravação em estúdio profissional e a edição final do material. Algumas regras de produção visual são apresentadas como exemplos de particularidades encontradas pelos pesquisadores. Ao final, apresentamos algumas idealizações sobre a produção de Monografias em Libras registradas na experiência com alunos, professores orientadores e banca examinadora, indicando questões a serem ponderadas por este conjunto de atores; assim como processos de desconfiança sobre autoria e autenticidade surgidos ao longo do trabalho de mediação da equipe de orientação.
Descrição: Capítulo 5 do livro “Educação e tecnologia: parcerias vol. 4”, com 44 páginas, em português e de autoria de professores do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). O artigo “oriunda da experiência de elaboração de Monografias em Libras com alunos de graduação do curso de Pedagogia Bilíngue.”
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/684
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
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