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dc.contributor.authorTaveira, Cristiane Correia-
dc.contributor.authorRosado, Luiz Alexandre da Silva-
dc.contributor.authorLemos, Glauber de Souza-
dc.contributor.authorFurriel, Maria de Fatima dos Santos-
dc.date.accessioned2018-11-01T19:16:33Z-
dc.date.available2018-11-01T19:16:33Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationTAVEIRA, C. C. et al.. Novas tecnologias na produção de monografias em Libras com alunos do INES: língua de sinais, performance surda e o uso do vídeo digital. In: ROSADO, L. A. S.; FERREIRA, G. M. S. (Orgs.). Educação e Tecnologia: Parcerias Volume 4, Rio de Janeiro: UNES, 2015, p. 142-186.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/684-
dc.description.abstractEste artigo é fruto de pesquisa em andamento no Departamento de Ensino Superior do INES (DESU-INES), oriunda da experiência de elaboração de Monografias em Libras com alunos de graduação do curso de Pedagogia Bilíngue. Dois objetivos norteiam a pesquisa: 1) organizar a prática pedagógica da tradução e interpretação na produção de Monografias em Libras e 2) construir esquemas visuais e descritivos que mostrem as características de cenários e dos padrões de linguagens nos fenômenos de interação durante a consecução de Monografias em Libras. São feitas considerações a respeito das tensões entre a Libras e a Língua Portuguesa no processo de construção discursiva do aluno surdo e não-surdo bilíngue, junto ao professor orientador e o tradutor-intérprete de Libras, quando esta equipe se vê na tarefa de construir argumentos científicos formais em língua de sinais com registros em vídeo. Procuramos clarear etapas desse processo, a fim de dar suporte a futuras orientações que envolvam a produção de vídeo acadêmico em Libras. Entre elas estão: o uso de glosas e glossinais, a busca ou criação de novos sinais para conceitos acadêmicos, o trabalho de roteirização, a filmagem-rascunho, a gravação em estúdio profissional e a edição final do material. Algumas regras de produção visual são apresentadas como exemplos de particularidades encontradas pelos pesquisadores. Ao final, apresentamos algumas idealizações sobre a produção de Monografias em Libras registradas na experiência com alunos, professores orientadores e banca examinadora, indicando questões a serem ponderadas por este conjunto de atores; assim como processos de desconfiança sobre autoria e autenticidade surgidos ao longo do trabalho de mediação da equipe de orientação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUNESpt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectVídeo acadêmicopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.titleNovas tecnologias na produção de monografias em Libras com alunos do INES: língua de sinais, performance surda e o uso do vídeo digital.pt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalCapítulo 5 do livro “Educação e tecnologia: parcerias vol. 4”, com 44 páginas, em português e de autoria de professores do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). O artigo “oriunda da experiência de elaboração de Monografias em Libras com alunos de graduação do curso de Pedagogia Bilíngue.”pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

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