Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/680
Título: Surdos na universidade: questões de letramento, cultura e identidade
Autor(es): Pereira, Danielle Cristina Mendes
Muniz, Valéria Campos
Palavras-chave: Língua Portuguesa;Libras;Surdez;Identidade;Letramento;Português como L2
Data do documento: Jul-2015
Citação: PEREIRA, D. C. M.; MUNIZ, V. C. Surdos na universidade: questões de letramento, cultura e identidade. Pensares em Revista, n. 6, p. 51-69, 2015.
Resumo: Este artigo aborda eventos e práticas de letramento de surdos universitários, a partir de uma visão múltipla de letramento. A presença do surdo no ensino superior exige a tessitura de um novo paradigma de discurso acadêmico, fundamentado em uma percepção fora do logocentrismo, e a ruptura da percepção de letramento como unicamente relacionado ao texto escrito. Desse modo, explanar-se-á sobre o afastamento do modelo autônomo de letramento, ao se reconhecer a capacidade e a diversidade das práticas de letramento do aluno surdo, o que implica a compreensão de um indivíduo com potencial de aprendizagem, de modo indistinto do ouvinte, cujo processo de cognição transita por caminhos diversos. A supressão da audição e a condição visuoespacial da Libras orientam um modo de apreensão da realidade fortemente marcado pela visualidade. Assim, busca-se refletir sobre uma lacuna importante no que concerne ao ensino superior de surdos: respeitá-los como falantes de Libras e aceitar seus usos e práticas específicas da Língua Portuguesa, o que pressupõe o reconhecimento de formas desviantes de padrões estabelecidos como únicos e verdadeiros. Propõe-se a reflexão acerca da premência de reconhecer o surdo enquanto membro de um grupo com língua e cultura específicas, respeitando a sua singularidade de participar do mundo por intermédio da Libras, e compreendendo a sua experiência visual, que denota uma maneira peculiar de ver e de estar no mundo, traduzida em determinados comportamentos cognitivos e sociais a perfazer a sua identidade.
Descrição: Artigo de 19 páginas de professoras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto nacional de Educação de Surdos (INES). Texto sobre letramento de estudantes numa perspectiva da importância da identidade e cultura de surdos no contexto universitário.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/680
ISSN: 2517-2215
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEREIRA_MUNIZ_SURDOS_UNIVERSIDADE.pdf218,12 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons