Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/680
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Danielle Cristina Mendes | - |
dc.contributor.author | Muniz, Valéria Campos | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-11T16:31:34Z | - |
dc.date.available | 2018-10-11T16:31:34Z | - |
dc.date.issued | 2015-07 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, D. C. M.; MUNIZ, V. C. Surdos na universidade: questões de letramento, cultura e identidade. Pensares em Revista, n. 6, p. 51-69, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2517-2215 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/680 | - |
dc.description.abstract | Este artigo aborda eventos e práticas de letramento de surdos universitários, a partir de uma visão múltipla de letramento. A presença do surdo no ensino superior exige a tessitura de um novo paradigma de discurso acadêmico, fundamentado em uma percepção fora do logocentrismo, e a ruptura da percepção de letramento como unicamente relacionado ao texto escrito. Desse modo, explanar-se-á sobre o afastamento do modelo autônomo de letramento, ao se reconhecer a capacidade e a diversidade das práticas de letramento do aluno surdo, o que implica a compreensão de um indivíduo com potencial de aprendizagem, de modo indistinto do ouvinte, cujo processo de cognição transita por caminhos diversos. A supressão da audição e a condição visuoespacial da Libras orientam um modo de apreensão da realidade fortemente marcado pela visualidade. Assim, busca-se refletir sobre uma lacuna importante no que concerne ao ensino superior de surdos: respeitá-los como falantes de Libras e aceitar seus usos e práticas específicas da Língua Portuguesa, o que pressupõe o reconhecimento de formas desviantes de padrões estabelecidos como únicos e verdadeiros. Propõe-se a reflexão acerca da premência de reconhecer o surdo enquanto membro de um grupo com língua e cultura específicas, respeitando a sua singularidade de participar do mundo por intermédio da Libras, e compreendendo a sua experiência visual, que denota uma maneira peculiar de ver e de estar no mundo, traduzida em determinados comportamentos cognitivos e sociais a perfazer a sua identidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Português como L2 | pt_BR |
dc.title | Surdos na universidade: questões de letramento, cultura e identidade | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Artigo de 19 páginas de professoras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto nacional de Educação de Surdos (INES). Texto sobre letramento de estudantes numa perspectiva da importância da identidade e cultura de surdos no contexto universitário. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PEREIRA_MUNIZ_SURDOS_UNIVERSIDADE.pdf | 218,12 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons