Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/678
Título: | A história em quadrinhos na aula de língua portuguesa como segunda língua (L2): relato de uma experiência com alunos surdos |
Autor(es): | Morais, Fernanda Beatriz Caricari de Curz, Osilene Maria de Sá e Silva da |
Palavras-chave: | Língua de Sinais;Língua portuguesa como L2;Aprendizes surdos;História em quadrinhos;Gênero textual |
Data do documento: | Jan-2017 |
Citação: | MORAIS, F. B. C. de; CRUZ, O. M. de S. e S. de. A história em quadrinhos na aula de língua portuguesa como segunda língua (L2): relato de uma experiência com alunos surdos. Domínios de Lingu@gem, v. 11, n. 1, p. 233-250, 2017. |
Resumo: | Este trabalho faz parte do Projeto de Pesquisa Compreensão e Produção escrita em Língua Portuguesa, desenvolvido no Instituto Nacional de Educação de Surdos, e relata o ensino de Língua Portuguesa como L2 para graduandos surdos do curso de Pedagogia. A partir do aporte teórico sobre aprendizagem de segunda língua (LIGHTBOWN; SPADA, 2004) e estudos sobre ensino de Língua Portuguesa escrita para surdos (QUADROS, 2004; LODI, 2002; PEREIRA, 2002, entre outros), foi realizada uma atividade de leitura e escrita, utilizando o gênero textual história em quadrinhos (HQ) da Turma da Mônica. Os procedimentos envolveram a discussão inicial sobre a história em Libras, levantando os conhecimentos prévios dos alunos, a leitura, a discussão sobre a história e a produção escrita. Os resultados mostram a importância da língua de sinais para ensino aos surdos e do ensino baseado em gêneros textuais para desenvolver habilidades de leitura e escrita dos alunos. Os aprendizes refletiram sobre a estrutura da Língua Portuguesa, principalmente sobre significados denotativos e conotativos, as características dos personagens e o enredo presente na história da Turma da Mônica. |
Descrição: | Texto em português com 18 páginas. As autoras são doutoras em Línguística Aplicada e Estudos da Linguagem atuando como professoras do ensino superior em Pedagogia com alunos surdos no Departamento de Ensino Superior do INES. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/678 |
Público Alvo: | Ensino Superior Formação Continuada |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Caricari_Morais_Cruz_2017.pdf | 530,39 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons