Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/678
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Morais, Fernanda Beatriz Caricari de | - |
dc.contributor.author | Curz, Osilene Maria de Sá e Silva da | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-09T16:46:01Z | - |
dc.date.available | 2018-10-09T16:46:01Z | - |
dc.date.issued | 2017-01 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, F. B. C. de; CRUZ, O. M. de S. e S. de. A história em quadrinhos na aula de língua portuguesa como segunda língua (L2): relato de uma experiência com alunos surdos. Domínios de Lingu@gem, v. 11, n. 1, p. 233-250, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/678 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho faz parte do Projeto de Pesquisa Compreensão e Produção escrita em Língua Portuguesa, desenvolvido no Instituto Nacional de Educação de Surdos, e relata o ensino de Língua Portuguesa como L2 para graduandos surdos do curso de Pedagogia. A partir do aporte teórico sobre aprendizagem de segunda língua (LIGHTBOWN; SPADA, 2004) e estudos sobre ensino de Língua Portuguesa escrita para surdos (QUADROS, 2004; LODI, 2002; PEREIRA, 2002, entre outros), foi realizada uma atividade de leitura e escrita, utilizando o gênero textual história em quadrinhos (HQ) da Turma da Mônica. Os procedimentos envolveram a discussão inicial sobre a história em Libras, levantando os conhecimentos prévios dos alunos, a leitura, a discussão sobre a história e a produção escrita. Os resultados mostram a importância da língua de sinais para ensino aos surdos e do ensino baseado em gêneros textuais para desenvolver habilidades de leitura e escrita dos alunos. Os aprendizes refletiram sobre a estrutura da Língua Portuguesa, principalmente sobre significados denotativos e conotativos, as características dos personagens e o enredo presente na história da Turma da Mônica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Língua de Sinais | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa como L2 | pt_BR |
dc.subject | Aprendizes surdos | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.title | A história em quadrinhos na aula de língua portuguesa como segunda língua (L2): relato de uma experiência com alunos surdos | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Texto em português com 18 páginas. As autoras são doutoras em Línguística Aplicada e Estudos da Linguagem atuando como professoras do ensino superior em Pedagogia com alunos surdos no Departamento de Ensino Superior do INES. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Caricari_Morais_Cruz_2017.pdf | 530,39 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons