Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/678
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMorais, Fernanda Beatriz Caricari de-
dc.contributor.authorCurz, Osilene Maria de Sá e Silva da-
dc.date.accessioned2018-10-09T16:46:01Z-
dc.date.available2018-10-09T16:46:01Z-
dc.date.issued2017-01-
dc.identifier.citationMORAIS, F. B. C. de; CRUZ, O. M. de S. e S. de. A história em quadrinhos na aula de língua portuguesa como segunda língua (L2): relato de uma experiência com alunos surdos. Domínios de Lingu@gem, v. 11, n. 1, p. 233-250, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/678-
dc.description.abstractEste trabalho faz parte do Projeto de Pesquisa Compreensão e Produção escrita em Língua Portuguesa, desenvolvido no Instituto Nacional de Educação de Surdos, e relata o ensino de Língua Portuguesa como L2 para graduandos surdos do curso de Pedagogia. A partir do aporte teórico sobre aprendizagem de segunda língua (LIGHTBOWN; SPADA, 2004) e estudos sobre ensino de Língua Portuguesa escrita para surdos (QUADROS, 2004; LODI, 2002; PEREIRA, 2002, entre outros), foi realizada uma atividade de leitura e escrita, utilizando o gênero textual história em quadrinhos (HQ) da Turma da Mônica. Os procedimentos envolveram a discussão inicial sobre a história em Libras, levantando os conhecimentos prévios dos alunos, a leitura, a discussão sobre a história e a produção escrita. Os resultados mostram a importância da língua de sinais para ensino aos surdos e do ensino baseado em gêneros textuais para desenvolver habilidades de leitura e escrita dos alunos. Os aprendizes refletiram sobre a estrutura da Língua Portuguesa, principalmente sobre significados denotativos e conotativos, as características dos personagens e o enredo presente na história da Turma da Mônica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLíngua de Sinaispt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa como L2pt_BR
dc.subjectAprendizes surdospt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.titleA história em quadrinhos na aula de língua portuguesa como segunda língua (L2): relato de uma experiência com alunos surdospt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalTexto em português com 18 páginas. As autoras são doutoras em Línguística Aplicada e Estudos da Linguagem atuando como professoras do ensino superior em Pedagogia com alunos surdos no Departamento de Ensino Superior do INES.pt_BR
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caricari_Morais_Cruz_2017.pdf530,39 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons