Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/671
Título: | Ensino de surdos e novas práticas de letramento |
Autor(es): | Pereira, Danielle Cristina Mendes Muniz, Valéria Campos |
Palavras-chave: | Novas práticas de letramento;Surdez;Gêneros textuais |
Data do documento: | 2015 |
Citação: | PEREIRA, D. C. M.; MUNIZ, V. C. Ensino de surdos e novas práticas de letramento. Passages de Paris, n. 11, p. 448-459, 2015. |
Resumo: | Este trabalho investiga conexões entre o ensino de surdos e novas práticas de letramento. Com o amparo teórico dos Novos Estudos de Letramento (ECKERT e MCCONNELL-GINET, 1992; GEE, 2000; STREET, 2014) e dos estudos de Multimodalidade (GEE, 2010; JEWITT, 2008; KRESS, 2003, 2010; STREET, 2012) daqueles derivados, considera-se um grupo de dez graduandos como uma comunidade de prática (ECKERT e MCCONNELL-GINET, 1992; GEE, 2000; WENGER, 1998) e discute-se o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como instrumento potente para a organização de um ambiente linguístico apropriado às formas cognitivas particulares dos surdos. Pretende-se traçar uma proposta de sistematização de trabalho multimodal como caminho metodológico possível para aulas de Língua Portuguesa como segunda língua que envolvam estudantes surdos. |
Descrição: | Artigo de autoria de duas professoras, uma da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e outra do Instituto nacional de Educação de Surdos (INES). Texto de 12 páginas apresenta abordagem das configurações multimodais. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/671 |
Público Alvo: | Ensino Superior Formação Continuada |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PEREIRA_MUNIZ_Ensino de surdos.pdf | 179,15 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons