Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/616
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSaldanha, Joana Correia-
dc.contributor.otherReis, Haydéa Maria Marino de Sant'Anna (Orientadora)-
dc.date.accessioned2018-06-25T15:30:23Z-
dc.date.available2018-06-25T15:30:23Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSALDANHA, J. C. O ensino de química em língua brasileira de sinai. 2011, 160f. il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy, Duque de Caxias, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/616-
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema o Ensino de Química para surdos. A carência de material didático nesta área é uma realidade constatada por intérpretes e professores desta disciplina que trabalham em escolas inclusivas e/ou especiais. O número de sinais em LIBRAS específicos para Química é insignificante, e essa carência dificulta a comunicação e a construção do conhecimento do aluno surdo que tem a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como sua primeira língua. A metodologia constituiu-se de uma abordagem qualitativa de natureza participante, estando a pesquisadora atuando como professora de Química para alunos surdos. Os sujeitos desta pesquisa foram três alunos egressos do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), local onde foi realizado a mesma. O referencial teórico justifica o tema, pois após um levantamento bibliográfico, não foram encontrados na literatura especializada – dicionários, livros e/ou artigos científicos – um número significativo de sinais que contemplem o Ensino de Química para surdos. O objetivo deste trabalho, através de experimentações, foi criar e compilar sinais em sessões de estudos com um grupo de trabalho formado por alunos egressos do INES, para expressões utilizadas em Química que não constam em dicionários de LIBRAS, impressos e/ou virtuais, e posterior organização de um glossário. Para tanto, foi necessário realizar um breve estudo histórico sobre a educação de surdos no Brasil e no mundo, perpassando pelo Oralismo e o Bilinguismo. A pesquisa bibliográfica procurou identificar propostas teóricas em relação ao uso da Língua Brasileira de Sinais para o Ensino de Química, verificou ainda a existência de sinais que representassem conceitos associados a esta disciplina em dicionários de LIBRAS. Através de encontros semanais com o Grupo de Trabalho (GT), composto por sujeitos da pesquisa e um intérprete, os sinais foram surgindo mediante o entendimento dos conteúdos abordados. A professora/pesquisadora atuou junto ao GT, compilando os sinais criados pelos participantes do grupo, de conceitos que fundamentam, segundo os próprios, o ensino de Química e que não constam na relação de verbetes de dicionários de LIBRAS. Após a criação dos sinais, estes foram filmados e organizados em um glossário de Química em LIBRAS contendo vários termos utilizados nesta disciplina. O glossário apresenta 20 sinais de palavras e conceitos que representam o Ensino de Química. O resultado desta pesquisa permitiu perceber que além de contribuir com a comunidade acadêmica, por ter objetivos educacionais, também assumiu um papel social junto a Comunidade Surda, pois foi possível constatar que através da interação com os surdos existe a possibilidade de gerar novos sinais e promover o fortalecimento de sua língua materna através do aumento do número de verbetes em Língua Brasileira de Sinais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUNIGRANRIOpt_BR
dc.subjectLíngua de sinaispt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectQuímica em Libraspt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.titleO ensino de química em língua brasileira de sinaispt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalDissertação defendida por professora do INES. Texto com 160 páginas em português com fotos e desenhos com sinais em Libras de termos da Química..pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Exatas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joana_Saldanha_mestrado.pdf6,61 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons