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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/616
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Saldanha, Joana Correia | - |
dc.contributor.other | Reis, Haydéa Maria Marino de Sant'Anna (Orientadora) | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-25T15:30:23Z | - |
dc.date.available | 2018-06-25T15:30:23Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | SALDANHA, J. C. O ensino de química em língua brasileira de sinai. 2011, 160f. il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy, Duque de Caxias, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/616 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como tema o Ensino de Química para surdos. A carência de material didático nesta área é uma realidade constatada por intérpretes e professores desta disciplina que trabalham em escolas inclusivas e/ou especiais. O número de sinais em LIBRAS específicos para Química é insignificante, e essa carência dificulta a comunicação e a construção do conhecimento do aluno surdo que tem a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como sua primeira língua. A metodologia constituiu-se de uma abordagem qualitativa de natureza participante, estando a pesquisadora atuando como professora de Química para alunos surdos. Os sujeitos desta pesquisa foram três alunos egressos do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), local onde foi realizado a mesma. O referencial teórico justifica o tema, pois após um levantamento bibliográfico, não foram encontrados na literatura especializada – dicionários, livros e/ou artigos científicos – um número significativo de sinais que contemplem o Ensino de Química para surdos. O objetivo deste trabalho, através de experimentações, foi criar e compilar sinais em sessões de estudos com um grupo de trabalho formado por alunos egressos do INES, para expressões utilizadas em Química que não constam em dicionários de LIBRAS, impressos e/ou virtuais, e posterior organização de um glossário. Para tanto, foi necessário realizar um breve estudo histórico sobre a educação de surdos no Brasil e no mundo, perpassando pelo Oralismo e o Bilinguismo. A pesquisa bibliográfica procurou identificar propostas teóricas em relação ao uso da Língua Brasileira de Sinais para o Ensino de Química, verificou ainda a existência de sinais que representassem conceitos associados a esta disciplina em dicionários de LIBRAS. Através de encontros semanais com o Grupo de Trabalho (GT), composto por sujeitos da pesquisa e um intérprete, os sinais foram surgindo mediante o entendimento dos conteúdos abordados. A professora/pesquisadora atuou junto ao GT, compilando os sinais criados pelos participantes do grupo, de conceitos que fundamentam, segundo os próprios, o ensino de Química e que não constam na relação de verbetes de dicionários de LIBRAS. Após a criação dos sinais, estes foram filmados e organizados em um glossário de Química em LIBRAS contendo vários termos utilizados nesta disciplina. O glossário apresenta 20 sinais de palavras e conceitos que representam o Ensino de Química. O resultado desta pesquisa permitiu perceber que além de contribuir com a comunidade acadêmica, por ter objetivos educacionais, também assumiu um papel social junto a Comunidade Surda, pois foi possível constatar que através da interação com os surdos existe a possibilidade de gerar novos sinais e promover o fortalecimento de sua língua materna através do aumento do número de verbetes em Língua Brasileira de Sinais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UNIGRANRIO | pt_BR |
dc.subject | Língua de sinais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Química em Libras | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Educação de Surdos | pt_BR |
dc.title | O ensino de química em língua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Dissertação defendida por professora do INES. Texto com 160 páginas em português com fotos e desenhos com sinais em Libras de termos da Química.. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Exatas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Joana_Saldanha_mestrado.pdf | 6,61 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
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