Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/615
Título: | Surdez, educação e políticas sociais: a educação infantil do Instituto Nacional de Educação de Surdos |
Autor(es): | Maia, Rosaria de Fátima Correa |
Palavras-chave: | Educação infantil;Educação de surdos;Surdez;Politica social |
Data do documento: | 2016 |
Editor: | UNIRIO |
Citação: | Maia, R. de F.C. Surdez, educação e políticas sociais: a educação infantil do Instituto Nacional de Educação de Surdos. 2016. 85f. : il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivos analisar as políticas públicas de saúde, assistência social e educação, com foco na surdez, tendo como campo empírico as crianças com surdez matriculadas na educação infantil do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), bem como verificar essas políticas afetaram a curva de matrícula no INES, no período compreendido entre 2004 e 2014. Inicialmente, foram analisadas, através de estudo exploratório, os prontuários de 170 alunos egressos do CAP-INES, que ingressaram na educação infantil naquele período, elencando as causas da surdez, a renda familiar, a evasão escolar e a matrícula em outro espaço escolar, correlacionando com as políticas publicas sociais que perpassaram por essas variáveis. Ainda foram analisados pelo método descritivo, 23 prontuários sociais, buscando a motivação de saída do aluno da educação infantil do CAP-INES e a sua relação com as questões sociais emergentes no seu contexto social. Foi verificado junto ao Censo Escolar (INEP/2015) dos anos de 2007 a 2014, o percurso dos alunos matriculados na educação infantil, na modalidade educação especial, em relação à modalidade ensino regular, dos municípios do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Região das Baixadas, locais de moradia das crianças matriculadas na educação infantil do INES, para observar o impacto da Política de Educação Inclusiva na vida escolar do aluno surdo da EI, nas redes de ensino. Neste estudo, tais políticas públicas sociais demonstraram ter influído, de forma significativa, no perfil das causas de surdez, no acesso aos benefícios sociais e nas matrículas da educação infantil das crianças surdas no CAP-INES e nos municípios do estado do Rio de Janeiro pesquisados junto ao Censo Escolar. |
Descrição: | Dissertação defendida por assistente social do INES. Texto em português com 85 páginas sobre políticas sociais e educação de surdos. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/615 |
Público Alvo: | Ensino Superior Formação Continuada |
Colaborador: | Nunes, Maria Fernanda Rezende (Orientadora) |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RosariadeFatimaCorraMaia_mestrado.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons