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dc.contributor.authorMaia, Rosaria de Fátima Correa-
dc.contributor.otherNunes, Maria Fernanda Rezende (Orientadora)-
dc.date.accessioned2018-06-25T15:16:16Z-
dc.date.available2018-06-25T15:16:16Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMaia, R. de F.C. Surdez, educação e políticas sociais: a educação infantil do Instituto Nacional de Educação de Surdos. 2016. 85f. : il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/615-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivos analisar as políticas públicas de saúde, assistência social e educação, com foco na surdez, tendo como campo empírico as crianças com surdez matriculadas na educação infantil do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), bem como verificar essas políticas afetaram a curva de matrícula no INES, no período compreendido entre 2004 e 2014. Inicialmente, foram analisadas, através de estudo exploratório, os prontuários de 170 alunos egressos do CAP-INES, que ingressaram na educação infantil naquele período, elencando as causas da surdez, a renda familiar, a evasão escolar e a matrícula em outro espaço escolar, correlacionando com as políticas publicas sociais que perpassaram por essas variáveis. Ainda foram analisados pelo método descritivo, 23 prontuários sociais, buscando a motivação de saída do aluno da educação infantil do CAP-INES e a sua relação com as questões sociais emergentes no seu contexto social. Foi verificado junto ao Censo Escolar (INEP/2015) dos anos de 2007 a 2014, o percurso dos alunos matriculados na educação infantil, na modalidade educação especial, em relação à modalidade ensino regular, dos municípios do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Região das Baixadas, locais de moradia das crianças matriculadas na educação infantil do INES, para observar o impacto da Política de Educação Inclusiva na vida escolar do aluno surdo da EI, nas redes de ensino. Neste estudo, tais políticas públicas sociais demonstraram ter influído, de forma significativa, no perfil das causas de surdez, no acesso aos benefícios sociais e nas matrículas da educação infantil das crianças surdas no CAP-INES e nos municípios do estado do Rio de Janeiro pesquisados junto ao Censo Escolar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUNIRIOpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectPolitica socialpt_BR
dc.titleSurdez, educação e políticas sociais: a educação infantil do Instituto Nacional de Educação de Surdospt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalDissertação defendida por assistente social do INES. Texto em português com 85 páginas sobre políticas sociais e educação de surdos.pt_BR
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