Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/600
Título: Alfabetização científica no Ensino Médio: a análise de uma experiência didática no Ensino de Biologia na perspectiva da surdez
Autor(es): Couto, Monique de Mattos
Palavras-chave: Libras;Ensino de Biologia;Processo de ensino-aprendizagem;Prática de ensino;Formação de Professor;Ensino médio
Data do documento: 2017
Citação: COUTO, Monique de Mattos. Alfabetização científica no ensino médio: a análise de uma experiência didática no ensino de biologia na perspectiva da surdez. 2017, 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
Resumo: Esse estudo trata de um relato de prática pedagógica desenvolvida com alunos surdos da 3a série do Ensino Médio no Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. As ações desenvolvidas junto aos alunos tiveram como propósito favorecer a construção de conceitos ligados à reprodução, sexualidade, noções básicas de genética, reprodução assistida, clonagem e discussões de Bioética, com o objetivo de promover o posicionamento crítico frente às novas tecnologias e a percepção de como seu uso pode afetar sua vida pessoal e em sociedade a partir dos conceitos construídos. Esse processo de construção de conhecimento científico em LIBRAS demanda práticas pedagógicas com diferentes estratégias didáticas. As estratégias utilizaram como recursos didáticos filmes comerciais, seriados de TV, debates, pesquisas, figuras, objetos concretos, seminários e a produção de um filme de curta metragem pelos alunos envolvidos na ação pedagógica. O trabalho envolveu a análise da prática pedagógica com base na relação entre as estratégias didáticas utilizadas e o desenvolvimento do processo de Alfabetização Científica pelo educando surdo utilizando análise de conteúdo, análise das interações discursivas e os indicadores de alfabetização científica. E como produto foi gerado um material de divulgação na forma de um caderno, em língua portuguesa escrita, baseado na análise da experiência pedagógica de construção de conceitos e sua aplicação à educandos surdos. O produto destina-se aos professores da Educação Básica e tem como propósito compartilhar experiências, apresentando sugestões que possam auxiliar o percurso do professor na construção de práticas pedagógicas para a alfabetização científica na perspectiva da surdez.
Descrição: Dissertação de Mestrado Profissional defendida na UFF, que permitiu o desenvolvimento de um material de divulgação, intitulado “CADERNO DE DIÁLOGO COM O PROFESSOR: Alfabetização Científica em prática bilíngue para surdos”. Trabalho de professora do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Arquivo com 102 folhas com textos e imagens. Depositada na Plataforma Sucupira.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/600
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Colaborador: Machado, Bianca da Cunha (Orientadora)
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monique_Couto_Mestrado.pdf2,36 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons