Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/600
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCouto, Monique de Mattos-
dc.contributor.otherMachado, Bianca da Cunha (Orientadora)-
dc.date.accessioned2018-06-04T19:30:26Z-
dc.date.available2018-06-04T19:30:26Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCOUTO, Monique de Mattos. Alfabetização científica no ensino médio: a análise de uma experiência didática no ensino de biologia na perspectiva da surdez. 2017, 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/600-
dc.description.abstractEsse estudo trata de um relato de prática pedagógica desenvolvida com alunos surdos da 3a série do Ensino Médio no Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. As ações desenvolvidas junto aos alunos tiveram como propósito favorecer a construção de conceitos ligados à reprodução, sexualidade, noções básicas de genética, reprodução assistida, clonagem e discussões de Bioética, com o objetivo de promover o posicionamento crítico frente às novas tecnologias e a percepção de como seu uso pode afetar sua vida pessoal e em sociedade a partir dos conceitos construídos. Esse processo de construção de conhecimento científico em LIBRAS demanda práticas pedagógicas com diferentes estratégias didáticas. As estratégias utilizaram como recursos didáticos filmes comerciais, seriados de TV, debates, pesquisas, figuras, objetos concretos, seminários e a produção de um filme de curta metragem pelos alunos envolvidos na ação pedagógica. O trabalho envolveu a análise da prática pedagógica com base na relação entre as estratégias didáticas utilizadas e o desenvolvimento do processo de Alfabetização Científica pelo educando surdo utilizando análise de conteúdo, análise das interações discursivas e os indicadores de alfabetização científica. E como produto foi gerado um material de divulgação na forma de um caderno, em língua portuguesa escrita, baseado na análise da experiência pedagógica de construção de conceitos e sua aplicação à educandos surdos. O produto destina-se aos professores da Educação Básica e tem como propósito compartilhar experiências, apresentando sugestões que possam auxiliar o percurso do professor na construção de práticas pedagógicas para a alfabetização científica na perspectiva da surdez.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectFormação de Professorpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleAlfabetização científica no Ensino Médio: a análise de uma experiência didática no Ensino de Biologia na perspectiva da surdezpt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalDissertação de Mestrado Profissional defendida na UFF, que permitiu o desenvolvimento de um material de divulgação, intitulado “CADERNO DE DIÁLOGO COM O PROFESSOR: Alfabetização Científica em prática bilíngue para surdos”. Trabalho de professora do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Arquivo com 102 folhas com textos e imagens. Depositada na Plataforma Sucupira.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monique_Couto_Mestrado.pdf2,36 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons