Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1555
Título: Acessibilidade na UFPA: em foco a contribuição dos programas de pós-graduação sobre acessibilidade informacional
Autor(es): Chalhub, Tania
Produtor: UFPA
Palavras-chave: Ciência da Informação;Acessibilidade;Amazônia;Pessoa com Deficiência
Data do documento: 2025
Editor: ICSA Laboratorio E-ditorial
Citação: CHALHUB, Tania. Acessibilidade na UFPA: em foco a contribuição dos programas de pós-graduação sobre acessibilidade informacional. In: CONDURU, Marise Teles et al. Percursos da Ciência da Informação para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Belém: ICSA, 2025.
Resumo: A acessibilidade informacional é tema cada vez mais presente na sociedade contemporânea em diversas áreas do conhecimento. Na Ciência da Informação (CI) os debates têm se multiplicado e diversificado significativamente nas duas últimas décadas com pesquisas relacionadas a diferentes grupos, com demandas sensoriais diversas e realidades distintas em termos informacionais. A literatura apresenta pesquisas sobre acessibilidade de pessoas com deficiência tendo, mais recentemente, foco na inclusão. Diversos autores da área da CI trazem contribuições importantes na construção do conhecimento e reflexões sobre práticas inclusivas. O objetivo dessa pesquisa é analisar a contribuição científica relacionada à acessibilidade informacional e a mediação dos atores dos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA). A metodologia utilizada é o levantamento da produção científica da instituição no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES utilizando o termo acessibilidade. Os dados apontam que a UFPA tem participado de debates na temática com dissertações focadas nas necessidades comunicacionais de usuários com deficiências, identificação de práticas inclusivas em unidades informacionais, em sites e desenvolvimento de recursos que possibilitem ampliação da acessibilidade na instituição e na sociedade de forma geral. Tais pesquisas têm contribuído para construção de ambiente acadêmico que garanta aos discentes acessibilidade informacional, visando à sua inclusão e protagonismo no processo educacional.
Descrição: Capítulo de livro de 19 páginas de um livro de 309 páginas publicado pela UFPA.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1555
ISBN: 978-85-61214-41-8
Público Alvo: Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CHALHUB_2025_cap_UFPA.pdf5,95 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.