Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1538
Título: | Galeria de arte, ciência e tecnologia como espaço não formal de ensino |
Autor(es): | Savelli, Stella Dionysio, Luis Gustavo M. Pinto, Hugo Henrique de A. Dionysio, Renata Barbosa |
Produtor: | INES |
Palavras-chave: | Galeria de Arte, Ciência e Tecnologia;Educação de surdos;Acessibilidade;Espaço não formal de ensino;JIC |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | DESU/INES |
Citação: | SAVELLI, Stella et al.. Galeria de arte, ciência e tecnologia como espaço não formal de ensino. JIC INES, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, 2023. |
Resumo: | Os espaços Não formais de ensino apresentam-se como locais férteis de construção de conhecimento de forma não sistematizada. Esses locais têm como objetivo trazer informações e oportunizar aprendizado de forma diferenciada relacionando diversas áreas do conhecimento de forma acessível e atraente para aqueles que visitam. Nesse sentido, o presente trabalho vem destacar o protagonismo da Galeria de Arte, Ciência, e Tecnologia - GACT, localizada no Instituto Nacional de Surdos (INES), como espaço Não Formal de ensino e também como cenário fundamental de formação acadêmica de estudantes Surdos (DORZIAT, 2009) da Educação Básica. Desde a sua inauguração em 2018, a GACT vem promovendo eventos que geram acessibilidade à comunidade do INES por meio de projetos e exposições que usam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como forma de comunicação e veiculação de informações. A galeria traz eventos culturais que mobilizam a curiosidade e despertam o interesse de estudantes surdos em visitar outros espaços como centro de Ciências, Centros Culturais e Museus. Tecer relações entre a Ciência, Arte e Tecnologia é uma forma inovadora de construir espaços de saberes onde os estudantes aprendem por meio da experimentação e constroem o conhecimento de forma participativa e transdisciplinar. Segundo Sawada, Araujo-Jorge e Ferreira (2017) , a reconciliação de Ciência e Arte é fundamental para criar cenários compostos por elementos essenciais para o ensino e fomentar o desenvolvimento das sociedades. Com isso, as atividades promovem o desenvolvimento global dos estudantes. |
Descrição: | Trabalho apresentado na Jornada de Iniciação Científica do DESU INES. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1538 |
Público Alvo: | Formação Continuada |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JIC_INES_2023_GALERIA_Arte_Tecnologia_Saveli_et al.pdf | 287,99 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.