Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1538
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSavelli, Stella-
dc.contributor.authorDionysio, Luis Gustavo M.-
dc.contributor.authorPinto, Hugo Henrique de A.-
dc.contributor.authorDionysio, Renata Barbosa-
dc.date.accessioned2025-06-02T15:29:10Z-
dc.date.available2025-06-02T15:29:10Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSAVELLI, Stella et al.. Galeria de arte, ciência e tecnologia como espaço não formal de ensino. JIC INES, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1538-
dc.description.abstractOs espaços Não formais de ensino apresentam-se como locais férteis de construção de conhecimento de forma não sistematizada. Esses locais têm como objetivo trazer informações e oportunizar aprendizado de forma diferenciada relacionando diversas áreas do conhecimento de forma acessível e atraente para aqueles que visitam. Nesse sentido, o presente trabalho vem destacar o protagonismo da Galeria de Arte, Ciência, e Tecnologia - GACT, localizada no Instituto Nacional de Surdos (INES), como espaço Não Formal de ensino e também como cenário fundamental de formação acadêmica de estudantes Surdos (DORZIAT, 2009) da Educação Básica. Desde a sua inauguração em 2018, a GACT vem promovendo eventos que geram acessibilidade à comunidade do INES por meio de projetos e exposições que usam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como forma de comunicação e veiculação de informações. A galeria traz eventos culturais que mobilizam a curiosidade e despertam o interesse de estudantes surdos em visitar outros espaços como centro de Ciências, Centros Culturais e Museus. Tecer relações entre a Ciência, Arte e Tecnologia é uma forma inovadora de construir espaços de saberes onde os estudantes aprendem por meio da experimentação e constroem o conhecimento de forma participativa e transdisciplinar. Segundo Sawada, Araujo-Jorge e Ferreira (2017) , a reconciliação de Ciência e Arte é fundamental para criar cenários compostos por elementos essenciais para o ensino e fomentar o desenvolvimento das sociedades. Com isso, as atividades promovem o desenvolvimento global dos estudantes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherDESU/INESpt_BR
dc.subjectGaleria de Arte, Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectEspaço não formal de ensinopt_BR
dc.subjectJICpt_BR
dc.titleGaleria de arte, ciência e tecnologia como espaço não formal de ensinopt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalTrabalho apresentado na Jornada de Iniciação Científica do DESU INES.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JIC_INES_2023_GALERIA_Arte_Tecnologia_Saveli_et al.pdf287,99 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.