Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1538
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Savelli, Stella | - |
dc.contributor.author | Dionysio, Luis Gustavo M. | - |
dc.contributor.author | Pinto, Hugo Henrique de A. | - |
dc.contributor.author | Dionysio, Renata Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-02T15:29:10Z | - |
dc.date.available | 2025-06-02T15:29:10Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SAVELLI, Stella et al.. Galeria de arte, ciência e tecnologia como espaço não formal de ensino. JIC INES, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1538 | - |
dc.description.abstract | Os espaços Não formais de ensino apresentam-se como locais férteis de construção de conhecimento de forma não sistematizada. Esses locais têm como objetivo trazer informações e oportunizar aprendizado de forma diferenciada relacionando diversas áreas do conhecimento de forma acessível e atraente para aqueles que visitam. Nesse sentido, o presente trabalho vem destacar o protagonismo da Galeria de Arte, Ciência, e Tecnologia - GACT, localizada no Instituto Nacional de Surdos (INES), como espaço Não Formal de ensino e também como cenário fundamental de formação acadêmica de estudantes Surdos (DORZIAT, 2009) da Educação Básica. Desde a sua inauguração em 2018, a GACT vem promovendo eventos que geram acessibilidade à comunidade do INES por meio de projetos e exposições que usam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como forma de comunicação e veiculação de informações. A galeria traz eventos culturais que mobilizam a curiosidade e despertam o interesse de estudantes surdos em visitar outros espaços como centro de Ciências, Centros Culturais e Museus. Tecer relações entre a Ciência, Arte e Tecnologia é uma forma inovadora de construir espaços de saberes onde os estudantes aprendem por meio da experimentação e constroem o conhecimento de forma participativa e transdisciplinar. Segundo Sawada, Araujo-Jorge e Ferreira (2017) , a reconciliação de Ciência e Arte é fundamental para criar cenários compostos por elementos essenciais para o ensino e fomentar o desenvolvimento das sociedades. Com isso, as atividades promovem o desenvolvimento global dos estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | DESU/INES | pt_BR |
dc.subject | Galeria de Arte, Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Espaço não formal de ensino | pt_BR |
dc.subject | JIC | pt_BR |
dc.title | Galeria de arte, ciência e tecnologia como espaço não formal de ensino | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Trabalho apresentado na Jornada de Iniciação Científica do DESU INES. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JIC_INES_2023_GALERIA_Arte_Tecnologia_Saveli_et al.pdf | 287,99 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.