Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1537
Título: Reflexões sobre os desafios docentes para o ensino de Matemática para alunos surdos no contexto bilíngue
Autor(es): Moreira, Vinícius Tadeu Silva
Dionysio, Renata Barbosa
Produtor: INES
Palavras-chave: Ensino de Matemática;Educação de surdos;Estratégia Didática;Educação bilíngue;Libras;JIC;Pesquisa Narrativa
Data do documento: 2023
Editor: DESU/INES
Citação: MOREIRA, Vinícius Tadeu Silva; DIONYSIO, Renata Barbosa. Reflexões sobre os desafios docentes para o ensino de Matemática para alunos surdos no contexto bilíngue.JIC INES, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, 2023.
Resumo: A Educação de Surdos, historicamente, foi direcionada por diretrizes ouvintes a partir das representações sociais que faziam dos sujeitos Surdos (DORZIAT, 2009). Diante disso, houve diversas propostas filosóficas, como o Oralismo, a Comunicação Total e atualmente, depois de muita luta da Comunidade Surda, o Bilinguismo. Essa última é baseada em visões Surdas, ou seja, de acordo com que os sujeitos Surdos acreditavam que era mais adequado e melhor para seu desenvolvimento global. Dessa forma, atualmente, a proposta de ensino Bilíngue (SKLIAR, 2016) leva em conta não só aspectos linguísticos, como culturais e identitários para criar um cenário de aprendizagem fértil para os estudantes Surdos. Eu, como sujeito Surdo, estudei toda a Educação Básica em escolas regulares, onde a inclusão, muitas vezes não acontecia de forma adequada, por múltiplos motivos. E hoje, como graduando de Pedagogia, trago esse trabalho que tem como objetivo refletir sobre os desafios docentes para o ensino de Matemática para estudantes Surdos. Assim, a metodologia escolhida é a pesquisa Narrativa, que, segundo Ferreira (2015), pode apresentar um caráter formativo, uma vez que transforma experiências e vivencias em objetos de estudo. A partir dessa proposta, as narrativas são ponto de partida para reflexões baseadas em teóricos da área que se interligam, formando conhecimento científico.
Descrição: Trabalho apresentado na Jornada de Iniciação Científica do DESU INES
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1537
Público Alvo: Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JIC_INES_2023_Ensino_Matematica_Surdos_Moreira_Dionysio.pdf320,1 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.