Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1537
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moreira, Vinícius Tadeu Silva | - |
dc.contributor.author | Dionysio, Renata Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-02T15:28:45Z | - |
dc.date.available | 2025-06-02T15:28:45Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Vinícius Tadeu Silva; DIONYSIO, Renata Barbosa. Reflexões sobre os desafios docentes para o ensino de Matemática para alunos surdos no contexto bilíngue.JIC INES, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1537 | - |
dc.description.abstract | A Educação de Surdos, historicamente, foi direcionada por diretrizes ouvintes a partir das representações sociais que faziam dos sujeitos Surdos (DORZIAT, 2009). Diante disso, houve diversas propostas filosóficas, como o Oralismo, a Comunicação Total e atualmente, depois de muita luta da Comunidade Surda, o Bilinguismo. Essa última é baseada em visões Surdas, ou seja, de acordo com que os sujeitos Surdos acreditavam que era mais adequado e melhor para seu desenvolvimento global. Dessa forma, atualmente, a proposta de ensino Bilíngue (SKLIAR, 2016) leva em conta não só aspectos linguísticos, como culturais e identitários para criar um cenário de aprendizagem fértil para os estudantes Surdos. Eu, como sujeito Surdo, estudei toda a Educação Básica em escolas regulares, onde a inclusão, muitas vezes não acontecia de forma adequada, por múltiplos motivos. E hoje, como graduando de Pedagogia, trago esse trabalho que tem como objetivo refletir sobre os desafios docentes para o ensino de Matemática para estudantes Surdos. Assim, a metodologia escolhida é a pesquisa Narrativa, que, segundo Ferreira (2015), pode apresentar um caráter formativo, uma vez que transforma experiências e vivencias em objetos de estudo. A partir dessa proposta, as narrativas são ponto de partida para reflexões baseadas em teóricos da área que se interligam, formando conhecimento científico. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | DESU/INES | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Estratégia Didática | pt_BR |
dc.subject | Educação bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | JIC | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa Narrativa | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre os desafios docentes para o ensino de Matemática para alunos surdos no contexto bilíngue | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Trabalho apresentado na Jornada de Iniciação Científica do DESU INES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JIC_INES_2023_Ensino_Matematica_Surdos_Moreira_Dionysio.pdf | 320,1 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.