Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1524
Título: Um jogo didático para o desenvolvimento de leitura e escrita de alunos surdos nos anos iniciais
Autor(es): Antonio, Luiz Cláudio de Oliveira
Produtor: UFF
Palavras-chave: Material didático para surdos;Educação de surdos;VIsualidade;Letramento visual;Princípios para elaboração de materiais didáticos
Data do documento: 2024
Editor: UFF
Citação: ANTONIO, Luiz Cláudio de Oliveira. Um jogo didático para o desenvolvimento de leitura e escrita de alunos surdos nos anos iniciais. Dissertação, 147 f. il. (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.
Resumo: Tendo em vista as atuais políticas públicas de inclusão, alunos surdos estão sendo matriculados em escolas que não apresentam profissionais com formação para atender a tal alunado. Entraves no processo de aprendizagem desses alunos ainda são questões a serem observadas com cuidado no cenário brasileiro. Considerando a importância da visualidade na educação de surdos (Lebedeff 2017), (Taveira e Rosado, 2017) e da necessidade em pensar aulas, materiais e atividades para uma educação bilíngue (Quadros, 2008) fundamentada na Libras como primeira língua (L1) e Língua de instrução, e no Português escrito como segunda língua (L2), em uma perspectiva visual, este estudo se preocupou em fazer reflexões sobre as práticas pedagógicas e os recursos existentes como apoio ao processo de ensino visual para surdos. Para apoiar nossas reflexões e embasamento teórico na proposição de um material didático visual para surdos buscamos descrever as concepções de alfabetização e letramento (Soares, 2004; 2009), visualidade (Campello, 2008; 2024), funcionamento e uso dos materiais didáticos. Apontamos como essenciais e adequados os materiais visuais, concebidos e utilizados de maneira inteiramente visual em que imagens são usadas não como meras ilustrações, mas sim como informações que conduzem o pensamento surdo e criam conceitos imagéticos para o processo de desenvolvimento linguístico e acadêmico dos estudantes surdos. Para tal, realizou-se um levantamento de publicações na plataforma de periódicos da CAPES (2015-2023), que constatou escassez de materiais didáticos para educação de surdos e a necessidade dos professores elaborarem tais materiais. Os resultados mostraram que é possível construir materiais visuais para surdos, com baixo custo, que atendam aos princípios estudados que podem contribuir com a educação de surdos. Nossos estudos mostraram também, a necessidade de atenção à natureza linguística e cultural dos surdos para elaborar materiais didáticos e desenvolver práticas pedagógicas visuais e bilíngues mais adequadas.
Descrição: Dissertação de Mestrado Profissional em português e com QRCode de uso do material didático desenvolvido pelo autor.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1524
Público Alvo: Formação Continuada
Colaborador: Meireles, Rosana maria do Prado Luz (Orientadora)
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertaccao_Luiz_Claudio_Oliveira_Antonio_UFF.pdf4,03 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.