Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1524
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Antonio, Luiz Cláudio de Oliveira | - |
dc.contributor.other | Meireles, Rosana maria do Prado Luz (Orientadora) | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-14T14:34:41Z | - |
dc.date.available | 2025-04-14T14:34:41Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | ANTONIO, Luiz Cláudio de Oliveira. Um jogo didático para o desenvolvimento de leitura e escrita de alunos surdos nos anos iniciais. Dissertação, 147 f. il. (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1524 | - |
dc.description.abstract | Tendo em vista as atuais políticas públicas de inclusão, alunos surdos estão sendo matriculados em escolas que não apresentam profissionais com formação para atender a tal alunado. Entraves no processo de aprendizagem desses alunos ainda são questões a serem observadas com cuidado no cenário brasileiro. Considerando a importância da visualidade na educação de surdos (Lebedeff 2017), (Taveira e Rosado, 2017) e da necessidade em pensar aulas, materiais e atividades para uma educação bilíngue (Quadros, 2008) fundamentada na Libras como primeira língua (L1) e Língua de instrução, e no Português escrito como segunda língua (L2), em uma perspectiva visual, este estudo se preocupou em fazer reflexões sobre as práticas pedagógicas e os recursos existentes como apoio ao processo de ensino visual para surdos. Para apoiar nossas reflexões e embasamento teórico na proposição de um material didático visual para surdos buscamos descrever as concepções de alfabetização e letramento (Soares, 2004; 2009), visualidade (Campello, 2008; 2024), funcionamento e uso dos materiais didáticos. Apontamos como essenciais e adequados os materiais visuais, concebidos e utilizados de maneira inteiramente visual em que imagens são usadas não como meras ilustrações, mas sim como informações que conduzem o pensamento surdo e criam conceitos imagéticos para o processo de desenvolvimento linguístico e acadêmico dos estudantes surdos. Para tal, realizou-se um levantamento de publicações na plataforma de periódicos da CAPES (2015-2023), que constatou escassez de materiais didáticos para educação de surdos e a necessidade dos professores elaborarem tais materiais. Os resultados mostraram que é possível construir materiais visuais para surdos, com baixo custo, que atendam aos princípios estudados que podem contribuir com a educação de surdos. Nossos estudos mostraram também, a necessidade de atenção à natureza linguística e cultural dos surdos para elaborar materiais didáticos e desenvolver práticas pedagógicas visuais e bilíngues mais adequadas. | pt_BR |
dc.language.iso | sgn_BR | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFF | pt_BR |
dc.subject | Material didático para surdos | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | VIsualidade | pt_BR |
dc.subject | Letramento visual | pt_BR |
dc.subject | Princípios para elaboração de materiais didáticos | pt_BR |
dc.title | Um jogo didático para o desenvolvimento de leitura e escrita de alunos surdos nos anos iniciais | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.type | Video | pt_BR |
dc.producer | UFF | - |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Dissertação de Mestrado Profissional em português e com QRCode de uso do material didático desenvolvido pelo autor. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertaccao_Luiz_Claudio_Oliveira_Antonio_UFF.pdf | 4,03 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.