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Título: Reflexões sobre as potencialidades e fragilidades no uso da gamificação no processo de ensino e aprendizagem
Autor(es): Ferreira, Danielle Isaias Fernandes
Produtor: INES
Palavras-chave: Gamificação;Educação à distância;Narrativa;Pedagogia
Data do documento: Jul-2022
Editor: DESU/INES
Citação: FERREIRA, Danielle Isaias Fernandes. Reflexões sobre as potencialidades e fragilidades no uso da gamificação no processo de ensino e aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) instituição Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, 2022.
Resumo: Uma das importantes contribuições das novas tecnologias na educação é a potencialização do uso do ambiente virtual com uma proposta diferenciada de aprendizagem, com o lúdico oferecendo muitas possibilidades para o aprendizado de crianças e adultos. Este trabalho trata sobre a gamificação no âmbito da educação e visa a refletir sobre uma abordagem (gamificação) que una a educação à cultura digital. O objetivo desta pesquisa é discutir sobre a experiência da gamificação no processo de ensino e aprendizagem a partir de uma disciplina com proposta bilíngue, língua portuguesa e Libras, do curso de Pedagogia na modalidade online do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES. As transformações na sociedade, advindas da evolução tecnológica, impactaram também a educação e trouxeram a necessidade de repensar as práticas pedagógicas, sendo assim esta pesquisa sugere o uso da gamificação já que essa metodologia propõe desenvolver a autonomia, senso crítico, cooperação, colaboração dos discentes de forma lúdica, competências digitais tão necessárias para a aprendizagem e para o uso diário. A visualidade foi um dos pontos de reflexão por auxiliar na compreensão e significação de conceitos e é um recurso importante para a educação de surdos, pois a Libras é viso-espacial. Como metodologia foi realizada uma pesquisa narrativa autobiográfica da experiência da autora com uma disciplina de proposta gamificada. A análise das narrativas aponta que apesar de alguns ganhos na abordagem da disciplina em questão há ainda alguns aspectos que precisam ser melhorados.
Descrição: TCC do Curso de Pedagogia na modalidade online. Texto em português com QR Cocde do Resumo em Libras
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1519
Público Alvo: Ensino Superior
Colaborador: Chalhub, Tania (orientadora)
Aparece nas coleções:Ciências Humanas



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