Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1519
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Danielle Isaias Fernandes | - |
dc.contributor.other | Chalhub, Tania (orientadora) | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-24T15:03:22Z | - |
dc.date.available | 2025-03-24T15:03:22Z | - |
dc.date.issued | 2022-07 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Danielle Isaias Fernandes. Reflexões sobre as potencialidades e fragilidades no uso da gamificação no processo de ensino e aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) instituição Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1519 | - |
dc.description.abstract | Uma das importantes contribuições das novas tecnologias na educação é a potencialização do uso do ambiente virtual com uma proposta diferenciada de aprendizagem, com o lúdico oferecendo muitas possibilidades para o aprendizado de crianças e adultos. Este trabalho trata sobre a gamificação no âmbito da educação e visa a refletir sobre uma abordagem (gamificação) que una a educação à cultura digital. O objetivo desta pesquisa é discutir sobre a experiência da gamificação no processo de ensino e aprendizagem a partir de uma disciplina com proposta bilíngue, língua portuguesa e Libras, do curso de Pedagogia na modalidade online do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES. As transformações na sociedade, advindas da evolução tecnológica, impactaram também a educação e trouxeram a necessidade de repensar as práticas pedagógicas, sendo assim esta pesquisa sugere o uso da gamificação já que essa metodologia propõe desenvolver a autonomia, senso crítico, cooperação, colaboração dos discentes de forma lúdica, competências digitais tão necessárias para a aprendizagem e para o uso diário. A visualidade foi um dos pontos de reflexão por auxiliar na compreensão e significação de conceitos e é um recurso importante para a educação de surdos, pois a Libras é viso-espacial. Como metodologia foi realizada uma pesquisa narrativa autobiográfica da experiência da autora com uma disciplina de proposta gamificada. A análise das narrativas aponta que apesar de alguns ganhos na abordagem da disciplina em questão há ainda alguns aspectos que precisam ser melhorados. | pt_BR |
dc.language.iso | sgn_BR | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | DESU/INES | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Educação à distância | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre as potencialidades e fragilidades no uso da gamificação no processo de ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.type | Video | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.description.general | TCC do Curso de Pedagogia na modalidade online. Texto em português com QR Cocde do Resumo em Libras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
REFLEXÕES SOBRE AS POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES NO USO DA GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - Danielle Isaias Fernandes Ferreira 2022.pdf | 923,14 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.