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dc.contributor.authorFerreira, Danielle Isaias Fernandes-
dc.contributor.otherChalhub, Tania (orientadora)-
dc.date.accessioned2025-03-24T15:03:22Z-
dc.date.available2025-03-24T15:03:22Z-
dc.date.issued2022-07-
dc.identifier.citationFERREIRA, Danielle Isaias Fernandes. Reflexões sobre as potencialidades e fragilidades no uso da gamificação no processo de ensino e aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) instituição Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1519-
dc.description.abstractUma das importantes contribuições das novas tecnologias na educação é a potencialização do uso do ambiente virtual com uma proposta diferenciada de aprendizagem, com o lúdico oferecendo muitas possibilidades para o aprendizado de crianças e adultos. Este trabalho trata sobre a gamificação no âmbito da educação e visa a refletir sobre uma abordagem (gamificação) que una a educação à cultura digital. O objetivo desta pesquisa é discutir sobre a experiência da gamificação no processo de ensino e aprendizagem a partir de uma disciplina com proposta bilíngue, língua portuguesa e Libras, do curso de Pedagogia na modalidade online do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES. As transformações na sociedade, advindas da evolução tecnológica, impactaram também a educação e trouxeram a necessidade de repensar as práticas pedagógicas, sendo assim esta pesquisa sugere o uso da gamificação já que essa metodologia propõe desenvolver a autonomia, senso crítico, cooperação, colaboração dos discentes de forma lúdica, competências digitais tão necessárias para a aprendizagem e para o uso diário. A visualidade foi um dos pontos de reflexão por auxiliar na compreensão e significação de conceitos e é um recurso importante para a educação de surdos, pois a Libras é viso-espacial. Como metodologia foi realizada uma pesquisa narrativa autobiográfica da experiência da autora com uma disciplina de proposta gamificada. A análise das narrativas aponta que apesar de alguns ganhos na abordagem da disciplina em questão há ainda alguns aspectos que precisam ser melhorados.pt_BR
dc.language.isosgn_BRpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherDESU/INESpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleReflexões sobre as potencialidades e fragilidades no uso da gamificação no processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.description.generalTCC do Curso de Pedagogia na modalidade online. Texto em português com QR Cocde do Resumo em Libraspt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas



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